Homem morto pelo FBI estaria prestes a confessar triplo homicídio e a implicar Tsarnaev

A polícia não encontrou qualquer ligação de Ibragim Todashev, 27 anos, aos atentados na maratona de Boston, mas o jovem de origem tchetchena começou a ser seguido por causa da sua relação com Tamerlan Tsarnaev.

Foto
O jovem terá atacado os agentes que o questionavam Gerardo Mora/AFP

O homem de origem tchetchena morto na madrugada de quarta-feira por um agente do FBI, na cidade norte-americana de Orlando, estaria prestes a confessar a autoria de um triplo homicídio e a implicar no caso Tamerlan Tsarnaev, um dos dois acusados pelo atentado na maratona de Boston.

Segundo a estação CBS, a polícia não encontrou qualquer ligação de Ibragim Todashev, 27 anos, ao atentado em Boston, mas o jovem de origem tchetchena estava a ser seguido pelo FBI por causa das suas ligações ao mais velho dos irmãos Tsarnaev.

A estação – que cita fontes não identificadas – avança que Ibragim Todashev estava a ser questionado por um agente federal e por agentes da polícia do estado do Massachusetts, num apartamento, sobre o caso de um triplo homicídio na cidade de Waltham, em Setembro de 2011, que nunca foi resolvido. A dado momento – e pouco depois de ter manifestado a intenção de assinar uma confissão, segundo esta versão dos acontecimentos –, terá atacado um dos agentes com uma faca. O agente do FBI, que terá ficado ferido sem gravidade, disparou contra Ibragim Todashev.

O interesse do FBI em Todashev começou depois de escutas telefónicas terem revelado uma ligação a Tamerlan Tsarnaev. Ambos partilhavam o interesse pelas artes marciais, que chegaram a praticar juntos em Boston. Ibragim Todashev tinha sido detido há duas semanas por ter agredido uma pessoa, que não quis apresentar queixa. Foi questionado várias vezes, sem que o FBI tivesse encontrado quaisquer indícios de ligações ao atentado em Boston. Mas a polícia federal norte-americana suspeitava que Todashev era um dos responsáveis pelo homicídio de três homens em 2011 – os três corpos foram encontrados com as gargantas cortadas e com marijuana e milhares de dólares espalhados no local do crime.
 
 

Sugerir correcção
Comentar