Foi detido homem que matou três pessoas no tribunal de Milão

Claudio Giardiello, um empresário do imobiliário, disparou “quatro ou cinco tiros” depois de o seu advogado ter renunciado à sua defesa.

Foto
O tribunal foi evacuado depois dos disparos na sala de audiências Olivier Morin/AFP

Um homem que estava a ser julgado num processo de bancarrota fraudulenta matou a tiro no Palácio da Justiça de Milão o juiz responsável pelo seu processo, o advogado que tinha recusado continuar a defendê-lo e também uma testemunhada no julgamento, e conseguiu fugir de mota. Mas foi detido horas depois.

Claudio Giardiello, um empresário do imobiliário, disparou “quatro ou cinco tiros” depois de o seu advogado ter renunciado à sua defesa, disseram ao ao Corriere della Sera os advogados presentes na sala. O tiroteio deu-se por volta das 11h em Milão (10h em Portugal Continental). O Juiz Fernando Ciampi terá sido morto no seu gabinete, diz o jornal.

Uma quarta pessoa, que se sentiu mal quando os tiros começaram, morreu de ataque cardíaco.

O ministro do Interior, Angelino Alfano, anunciou que a detenção de Giardello, de 57 anos, foi feita em Vimercato, a cerca de 30 km a Nordeste de Milão.

Os detectores de metais do tribunal funcionam bem. O homem conseguiu entrar no Palácio da Justiça com uma arma porque usou um cartão falso que lhe permitiu entrar por uma porta lateral, por onde entram os magistrados, explica o jornal italiano.

A falência que estava a ser alvo de processo tinha sido declarada em 2008 e, segundo o jornal La Repubblica, nos últimos tempos o réu viveria com dificuldades económicas, acentuadas pelos problemas judiciários. Os dois feridos são um seu ex-sócio na imobiliária e o seu sobrinho.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários