Hillary preocupava-se com a sua imagem pública após atentado de Bengasi

Divulgados os primeiros e-mails da conta pessoal que usava enquanto secretária de Estado norte-americana.

Foto
Hillary Clinton em campanha no New Hampshire Brian Snyder/REUTERS

Uma das preocupações imediatas dos assessores de Hillary Clinton após o ataque ao consulado dos Estados Unidos na cidade líbia de Bengasi, em 2012, foram os danos para a imagem pública da então secretária de Estado norte-americana. É algo que se percebe da leitura do primeiro bloco de e-mails da conta pessoal que Clinton usava também como a sua conta pessoal quando desempenhava o cargo, e que foram divulgados nesta sexta-feira.

Neste atentado, morreram o embaixador e três outros americanos, e até hoje os republicanos continuam empenhados em descobrir que há ainda negligências encobertas da Administração Obama que têm de ser reveladas. Mas os 296 e-mails revelados agora não parecem conter revelações que possam pôr em causa a candidatura de Clinton à presidência em 2016 pelos democratas, ou fornecer mais munições aos republicanos, diz a agência Reuters.

No entanto, permitem perceber que a equipa da ex-secretária de Estado ficou preocupada com a imagem dela.

“Óptimo trabalho, malta”, escreveu Matthew Walsh, um conselheiro de Clinton, num mail enviado a vários outros membros da equipa, com um link para um artigo do site da Slate que elogiava as declarações de Hillary no dia a seguir ao ataque ao consulado como “a sua conferência de imprensa mais eloquente como secretária de Estado”.

Noutra mensagem, o mesmo Walsh assegurava a Clinton que ela tinha usado a linguagem certa para descrever os antecedentes do ataque. Isto era um aspecto importante, porque inicialmente a Administração Obama afirmou que se tinha tratado de um protesto espontâneo contra um filme anti-islão que tinha sido colocado na Internet, e não um atentado terrorista. A então embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Susan Rice, foi muito criticada pelos republicanos porque foi aos talk-shows de domingo defender esta versão, ainda que a CIA tivesse informação de que os ataques eram, afinal, produto de um grupo terrorista.

O Departamento de Estado norte-americano vai tornar públicas até Janeiro de 2016 as mais de 50 mil páginas da conta de e-mail pessoal de Hillary Clinton, em resultado da denúncia feita em Março de 2015 de que ela usou indevidamente o e-mail pessoal para assuntos oficiais quando era secretária de Estado.

“Estou satisfeita por os e-mails estarem a ser divulgados”, disse Hillary Clinton num evento de campanha no estado do New Hampshire. “É algo que já estava a pedir que fizessem há bastante tempo. Quero que os vejam todos”, afirmou, citada pelo New York Times.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários