Hillary Clinton hospitalizada após ser detectado coágulo de sangue

Coágulo sanguíneo descoberto após secretária de Estado dos EUA ter sofrido um traumatismo craniano.

Clinton trabalhou a partir da casa nas últimas três semanas Mary F. Calvert/Reuters

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi hospitalizada nesta segunda-feira depois de lhe ter sido detectado um coágulo sanguíneo durante um exame médico de acompanhamento realizado após ter sofrido um traumatismo craniano no início deste mês.

Clinton, de 65 anos, foi vítima de um vírus gástrico no início de Dezembro após uma viagem oficial à Europa. Devido à virose ficou bastante desidratada, tendo perdido os sentidos, caído e batido com a cabeça. Terá sido nessa altura que sofreu uma concussão. Após este episódio, a secretária de Estado tem trabalhado a partir de casa nas últimas três semanas.

Depois de um exame no New York Presbyterian Hospital para determinar se Clinton estaria totalmente recuperada do traumatismo, os médicos detectaram um coágulo de sangue, sem que fosse especificado o local onde foi encontrado. Clinton ficou hospitalizada e assim deverá permanecer nas próximas 48 horas para que os médicos possam acompanhar o evoluir da sua situação, após lhe terem administrado anti-coagulantes, adiantou Philippe Reines, porta-voz do Departamento de Estado. “Os médicos vão determinar se será necessário tomar outras medidas”, acrescentou Reines.

Clinton deverá regressar ao trabalho na próxima semana ou se a sua recuperação for total nos próximos dias, indicou o porta-voz num curto email, citado pela AFP.

Aos 65 anos, Hillary Clinton é a secretária de Estado mais viajada de sempre, tendo visitado 112 países desde que está no cargo. Depois de quatro anos à frente da diplomacia norte-americana, anunciou que não está disponível para permanecer no lugar durante o segundo mandato do Presidente Barack Obama.

John Kerry será o seu sucessor.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues