Dois mortos em queda de helicóptero no sul de Londres

Aparelho despenhou-se no sul da capital inglesa, após embater numa grua. Nevoeiro intenso apontado como possível causa.

Fotogaleria
A grua estava no topo de um arranha-céus Stefan Wermuth/ REUTERS
Fotogaleria
Stefan Wermuth/Reuters
Fotogaleria
Carro apanhado pelas chamas ficou calcinado Leon Neal/AFP
Fotogaleria
Ao colidir com o solo, o helicóptero explodiu Nic Walker/AFP

Um helicóptero caiu na manhã desta quarta-feira, no sul de Londres, após embater numa grua instalada num arranha-céus em construção. A polícia confirmou a morte de duas pessoas. Outras nove pessoas ficaram feridas, uma das quais com gravidade.

Segundo testemunhas no local, situado junto à estação de metro de Vauxhall, o aparelho voava a baixa altitude e, devido ao intenso nevoeiro, o piloto não terá visto uma grua, acabando por colidir e cair. 

A Sky News e o Guardian avançam que a bordo do helicóptero estaria unicamente o piloto. No solo, pelo menos dois carros terão sido atingidos pela queda do aparelho, que explodiu no contacto com o solo. A segunda vítima mortal será o condutor de uma das viaturas.

As imagens recolhidas por telemóveis de pessoas que se encontravam no local mostraram chamas e uma intensa coluna de fumo. Testemunhas adiantam que os bombeiros conseguiram retirar uma pessoa de um automóvel em chamas. "Confirmámos a morte de duas pessoas no local. Uma foi levado em estado crítico para um hospital do Sul de Londres", adiantou um porta-voz da polícia londrina, adiantando que dos restantes feridos apenas três precisaram de ser hospitalizados, com ferimentos ligeiros.

Para o local foram enviados 22 veículos de socorro, entre ambulâncias e carros de bombeiros. O incêndio foi extinto em cerca de meia hora, mas a rua ficou pejada de destroços e combustível. A polícia evacuou alguns edifícios que estão junto ao local do acidente como medida de precaução, já que a grua está numa "posição precária".
 
A estação de Vauxhall foi fechada e várias ruas cortadas, o que provocou engarafamentos naquela zona da capital britânica.

A poucas centenas de metros do local do acidente situa-se a sede do MI6, os serviços de espionagem britânica, mas a polícia londrina declarou que, segundo as primeiras informações recolhidas, “nada sugere qualquer ligação a um acto de terrorismo”. 

Um especialista de aviação ouvido pelo Guardian sublinhou que o nevoeiro estava particularmente intenso neste amanhecer em Londres e que a falta de visibilidade pode ter levado o piloto a uma aproximação indevida ao arranha-céus chamado The Tower, apresentado como um dos arranha-céus residenciais mais altos da Europa. 

A Sky News recorda que todos as grandes estruturas são obrigadas a ter em permanência luzes vermelhas para sinalizar a sua presença e advertir os pilotos em situações de baixa visibilidade. O Guardian escreve também que os helicópteros sobrevoam habitualmente o rio Tamisa, exactamente para evitar colidar com as zonas habitadas em caso de problemas mecânicos. O facto de voar tão baixo poderá indicar que, devido ao intenso nevoeiro, o piloto procurava referências em terra que lhe permitissem situar-se.

Notícia corrigida às 11h00. MI6 refere-se à sede dos serviços de espionagem e não a uma auto-estrada, como erradamente foi escrito.

Sugerir correcção
Comentar