Hamas autoriza manifestação inédita dos rivais da Fatah em Gaza

Após a ruptura de 2007, as duas formações palestinianas dão agora sinais importantes de reaproximação

Milhares de pessoas celebraram o 48º aniversário da Fatah em Gaza Mohammed Salem/REUTERS

A Fatah reuniu esta sexta-feira centenas de milhares de palestinianos em Gaza para festejar o seu 48º aniversário, na primeira demonstração de força do partido do presidente Mahmoud Abbas desde 2007, quando o Hamas passou a controlar aquele território.

A Fatah e o Hamas, que governam respectivamente a Cisjordânia e Gaza, afirmaram em sintonia que a realização desta manifestação é uma importante etapa no processo de reunificação dos dois territórios. Apesar de um acordo de reconciliação assinado em 2011, a união dos palestinianos governados por uma só autoridade tem vindo a ser constantemente adiada.

Esta foi a primeira vez que o Hamas autorizou a Fatah a organizar este tipo de festividades depois dos confrontos violentos de Junho de 2007 que se seguiram à vitória eleitoral do Hamas no ano anterior. O braço de ferro foi ganho pelo movimento islamista que deixou marginalizadas as forças da Fatah no enclave.

A manifestação do partido de Abbas em Gaza segue-se à realização de um comício do Hamas na Cisjordânia no mês passado. Ambas as acções são vistas como medidas de aproximação dos dois movimentos rivais.

“A vitória está próxima e havemos de nos encontrar em Gaza num futuro próximo”  proclamou Abbas a partir de Ramallah, na Cisjordânia, num vídeo que foi transmitido em ecrãs gigantes na praça do antigo quartel-general das forças de segurança de Gaza, onde a multidão com bandeiras amarelas se concentrou.

“Gaza é o primeiro território palestiniano que se livrou da ocupação e da colonização e reafirmamos a nossa vontade de seja levantado o bloqueio para que seja livre e se possa ligar ao resto da nação”, acrescentou o presidente da Autoridade Palestiniana, numa alusão à retirada unilateral israelita de 2005 e ao cerco posterior que foi imposto ao pequeno enclave palestiniano.

Em comunicado, o Hamas felicitou a Fatah por este aniversário que “considera como uma celebração da unidade nacional”, acrescentando que “esta atmosfera positiva é uma etapa no processo de restauração da unidade nacional”.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues