Há um negro a liderar o “partido branco” na África do Sul

Mmusi Maimane foi eleito este domingo líder do partido Aliança Democrática.

Foto
“Nenhum partido tem o direito divino de governar este país”, disse Mmusi Maimane GIANLUIGI GUERCIA/AFP

Já descrito como o “Barack Obama de Soweto”, o município de Joanesburgo onde nasceu, devido aos seus talentos oratórios, Mmusi Maimane terá como grande objectivo desafiar a hegemonia do Congresso Nacional Africano (ANC), o partido no poder desde o fim do apartheid, na Africa do Sul. A Aliança Democrática (DA) espera que esta eleição, realizada no domingo, em Port Elizabeth, acabe de vez com a sua caracterização como “partido branco”.

“Nenhum partido tem o direito divino de governar este país”, disse Mmusi Maimane no seu discurso de vitória, citado pela BBC, acreditando que é possível destronar Jacob Zuma do poder.

O Presidente da África do Sul tem sido um dos principais alvos da DA nos últimos tempos, que o acusa de práticas de corrupção. Maimane garantiu que Zuma “terá o seu dia num tribunal”.

Para além da pretensão de destronar o ANC, Maimane quer, primeiramente, manter o estatuto da DA como principal partido de oposição no país, ameaçado pelo crescimento do Partido dos Lutadores pela Liberdade Económica, visto como uma organização partidária de esquerda radical.

Mmusi Maimane venceu Wilmot James na eleição para a liderança do partido e sucede a Helen Zille, que liderou a DA nos últimos oito anos. Esta já havia confessado que não acreditava que o seu partido pudesse ameaçar o ANC, enquanto fosse acusado de ser um “partido branco”.

Apesar de os resultados das últimas eleições, em 2014, terem sido os melhores de sempre do partido, a DA continua a ser vista no país como o “representante dos sul-africanos brancos”, imagem que os seus líderes pretendem mudar rapidamente. Zille tentou lançar Mamphele Ramphele para a liderança da DA, em 2014, mas o projecto fracassou.

A oposição considera o novo líder da DA como “demasiado novo” e justifica a sua rápida ascensão dentro do partido mais pelo “simbolismo racial” do que pela sua experiência política e capacidade.

Maimane, de 34 anos, é formado em Teologia e Psicologia, tendo chegado ao partido para o qual foi eleito líder apenas em 2009. Em 2011, foi escolhido como porta-voz da DA, iniciando um caminho claro de confrontação com Jacob Zuma.

As eleições locais de 2015 serão o próximo grande teste para o primeiro líder negro do principal partido da oposição da África do Sul.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários