Guebuza abandona liderança da Frelimo

Novo chefe de Estado, Filipe Nyusi, foi eleito para a chefia do partido no poder.

Foto
Armando Guebuza foi Presidente de Moçambique nos últimos dez anos Nuno Ferreira Santos

O tema não estava na agenda da IV sessão ordinária do Comité Central da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), o partido no poder em Moçambique, mas o antigo Presidente e secretário-geral da formação desde 2005, Armando Guebuza, demitiu-se este domingo da liderança partidária.

“O camarada presidente Armando Guebuza surpreendeu os membros do Comité Central e apresentou a sua demissão, que foi aceite”, disse aos jornalistas que acompanham o encontro, em Matola, arredores de Maputo, o porta-voz da Frelimo, Damião José.

Horas depois foi eleito o sucessor, Filipe Nyusi, que substituiu Guebuza na presidência do país, em Janeiro.

Já se sabia que, apesar de não fazer parte da agenda, a sucessão de Guebuza estava a ser discutida na reunião, que começou na sexta-feira. Sábado, segundo a emissora francesa RFI, o tema originou acesos debates, com muitas “vozes críticas, mesmo dentro do partido, a defenderem a cedência da liderança da Frelimo para Filipe Nyusi”.

Na abertura do Congresso, Guebuza, de 72 anos, criticara os que diz quererem dividir o partido, sugerindo que não estava disponível para se afastar.

Olhando para o passado da política moçambicana, esta passagem de testemunho é bastante previsível. Os responsáveis do partido que defendiam que Nyusi devia liderar a Frelimo, para assim ser mais autónomo nas decisões que toma enquanto chefe de Estado, lembravam precisamente que era preciso respeitar a tradição.

quando Nyusi foi eleito se discutia se Guebuza estaria decidido a permanecer na liderança – se o fizesse, num país onde Estado e partido se confundem, seria uma sombra para o sucessor na presidência.

Quando Joaquim Chissano deixou de ser chefe de Estado, há dez anos, abandou um mês depois a chefia do partido. Na sessão do Comité Central de Março de 2005, a questão da sucessão também não fazia parte da agenda.

Sugerir correcção
Comentar