Quase 800 imigrantes socorridos no Mediterrâneo em 48 horas

Um barco de refugiados sírios estava à deriva há várias horas. Os cipriotas turcos deverão repatriar estes refugiados de guerra.

Foto
Só no primeiro trimestre do ano foram socorridas 65 mil pessoas Reuters

Um total de 790 imigrantes em dificuldades no Mediterrâneo foram salvos pela Guarda Costeira italiana e pelas autoridades da Líbia e da região cipriota turca entre quinta-feira à noite e sábado. O maior grupo, 270 refugiados de guerra sírios, foi encontrado num barco à deriva a norte da ilha de Chipre.

Numa primeira operação, foram socorridos 520 imigrantes que, em embarcações distintas, se encontravam no corredor marítimo entre a Líbia e a Sicília. Mais 93 pessoas foram resgatadas pela Guarda Costeira italiana ao largo de Trípoli, a capital líbia, e um navio mercante com bandeira de Singapura retirou do mar mais 79 pessoas na mesma zona.

O barco com refugiados sírios estava à deriva há várias horas e os refugiados – entre eles 30 crianças –, foram levados para um estádio na zona turca de Chipre. Chipre é raramente o destino dos que, fugindo de guerras, miséria e abusos partem de portos no Norte de África e tentam chegar à Europa. A AFP, citando a imprensa turca do Norte de Chipre, dizia que o grupo deveria ser enviado para o local onde começou a viagem, a Turquia, que alberga actualmente 1,6 milhões de sírios que primeiro fugiram da guerra civil e, mais tarde, também dos radicais do autodenominado Estado Islâmico.

No mês passado, a Itália encerrou a operação Mare Nostrum, uma missão no Mediterrâneo que salvou mais de cem mil imigrantes. Vinte e um países estão envolvidos na nova missão, a Tritão, supervisionada pela agência Frontex e que prevê o patrulhamento de uma área de 30 milhas náuticas da costa italiana. Sempre que há um apelo, a Guarda Costeira italiana acorre, como aconteceu agora com os imigrantes e refugiados encontrados junto à costa da Líbia. 

Na semana passada, e segundo os dados que foram sendo avançados pelas autoridades marítimas italianas, foram socorridas "milhares de pessoas" – o abandono, progressivo, da Mare Nostrum não dissuadiu os imigrantes. A estimativa é que, neste ano, encerre com pelo menos 150 mil pessoas a atravessarem o Mediterrâneo em direcção à Europa. No primeiro trismestre de 2014 lançaram-se ao mar, em embarcações frágeis, 65 mil pessoas, todas elas socorridas.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários