Grupo armado assassina alemão e rapta outros três cidadãos europeus no Mali

Foto
Rapto ocorreu na cidade turística de Timbuktu Luc Gnago/Reuters

Um grupo armado matou um homem e raptou outros três cidadãos europeus na cidade de Timbuktu, no Mali. O ataque ocorreu um dia depois de outros dois cidadãos franceses terem sido raptados na mesma região.

A identidade dos três cidadãos raptados nesta sexta-feira não foi confirmada, mas uma fonte ligada ao Governo do Mali, que não foi identificada, adiantou à Reuters que o homem que foi assassinado tinha nacionalidade alemã e terá sido morto quando tentou resistir ao rapto.

Um guia turístico disse à Reuters que identificou o autor dos disparos que causaram a morte do alemão e adiantou que dois dos reféns são holandeses e outro tem nacionalidade sul-africana. “Toda a cidade está em choque, porque isto nunca aconteceu aqui. Grande parte das pessoas de Timbuktu vive do turismo”, adiantou Mohamed Hamalek.

O homem alemão e as três outras pessoas que foram raptadas estavam no restaurante de um hotel. Timbuktu é um importante centro turístico e a cidade onde se realiza um famoso festival de música do Mali. Os atacantes entraram no restaurante e obrigaram o grupo a segui-los, disse um cliente daquele estabelecimento à Associated Press.

Na quinta-feira, dois geólogos franceses foram também raptados num hotel em Hombori, já junto à fronteira com o Burkina Faso. As suspeitas em relação a este rapto recaem sobre a Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, cuja presença já foi detectada em algumas regiões desérticas no Norte do Mali.

Soldados franceses juntaram-se aos militares do Mali para procurar encontrar os reféns, que a AFP identifica como Philippe Verdon e Serge Lazarevic. Estes foram para o Mali ao serviço da empresa Mande Construction Immobiliére, que estará a planear construir uma fábrica de cimento no local, adiantou a BBC.

Várias embaixadas já tinham alertado os cidadãos para os riscos de visitar Timbuktu por haver probabilidade de raptos. O ramo da Al-Qaeda no Magrebe já levou para o Mali pessoas sequestradas nos países vizinhos, incluindo quatro franceses raptados no Níger em Setembro de 2010 que ainda não foram libertados.

Em Janeiro também foram raptadas duas cidadãs francesas no Níger, que acabaram por ser mortas durante uma operação de resgate em que participaram soldados do comando de operações especiais franceses com quatro helicópteros.

Num breve comunicado, o ministro de Segurança Interna e Protecção Civil do Mali, general Sadio Gassama, confirmou o sequestro dos cidadãos franceses por “grupos armados”, garantiu que foi levada a cabo uma operação para tentar resgatá-los e manifestou solidariedade para com as famílias das vítimas.

O Norte do Mali é hoje considerada uma região de intensa actividade da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico, com fronteiras permeáveis onde abundam também grupos de traficantes que operam na região, da Mauritânia ao Níger, passando por Argélia, Mali e Líbia.

Notícia actualizada às 19h36
Sugerir correcção
Comentar