Governo afegão diz que o líder dos taliban morreu há "dois ou três anos"

Em declarações à BBC um representante do grupo islamista extremista disse que vai ser emitido um comunicado "em breve".

Foto
Reuters

O líder dos taliban do Afeganistão, o mullah Mohammed Omar, morreu "há dois ou três anos", anunciaram esta quarta-feira o Governo e os serviços secretos afegãos. O grupo extremista, porém, não confirmou.

Segundo as fontes oficiais, citadas pela BBC e pela Al-Jazira, o mullah morreu "há dois ou três anos". Não foi avançada qualquer outra explicação.

Um porta-voz dos taliban disse à BBC que o grupo vai emitir um comunicado "em breve".

No passado surgiram várias notícias sobre a morte do chefe dos taliban afegãos, mas esta é a primeira vez que há uma confirmação oficial a partir de Cabul.

O mullah Omar liderou os taliban na guerra contra as milícias afegãs na guerra civil que se seguiu à retirada das tropas soviéticas. A sua aliança com a Al-Qaeda de Osama Bin Laden acelerou a invasão americana do Afeganistão, em 2001, depois dos atentatos do 11 de Setembro nos Estados Unidos.

Nessa altura, o líder taliban deixou de ser visto em público e o grupo emitiu várias mensagens em seu nome. A última delas – um texto e não uma gravação áudio ou vídeo – tem data de meados de Julho e apoia as conversações de paz entre os taliban e o Governo do Afeganistão.

Os EUA ofereceram dez mil dólares a quem o capturasse ou ajudasse a capturar.

Sugerir correcção
Comentar