Geórgia abandona Comunidade de Estados Independentes

Foto
Saakashvili quer que outros países sigam o exemplo da Geórgia David Mdzinarishvili/Reuters

A Geórgia decidiu abandonar a Comunidade de Estados Independentes (CEI), que agrupa a maioria dos países da ex-URSS, anunciou o Presidente, Mikhail Saakashvili, perante dezenas de milhares de apoiantes que hoje se reuniram em Tbilissi.

“Já tomámos a decisão: a Geórgia vai abandonar a CEI”, anunciou Saakachvili, adiantando que o país está “a pressionar a Ucrânia e outros países a seguir esta decisão”.

A saída da CEI – organização controlada por Moscovo, criada na ressaca da dissolução da ex-URSS – configura um novo distanciamento da Geórgia em relação ao país vizinho, uma tendência que se tem vindo a acentuar desde a chegada ao poder do pró-Ocidental Saakashvili, em 2003.

A Geórgia apresentou a sua candidatura de adesão à NATO, o que, a materializar-se, estenderia o raio de acção da aliança militar ocidental até à fronteira Sul da Rússia. Moscovo considera inaceitável tal cenário e esta é uma das razões apontadas para a dimensão da resposta russa à ofensiva lançada pela Geórgia para reconquistar o controlo da Ossétia do Sul, região separatista com uma população maioritariamente russófona.

Saakachvili promete vitória

No comício desta tarde, a que terão assistido entre 60 a 70 mil pessoas, o Presidente georgiano garantiu que o país vai vencer o confronto com a Rússia, mesmo depois de ter sido forçado a retirar as suas tropas da Ossétia.

“A nossa luta contra a Rússia é a de David contra Golias. Mas David vai ganhar”, proclamou Saakachvili perante a multidão concentrada na avenida Rustaveli, uma das principais artérias da capital, pintada esta tarde com as cores vermelha e branca da bandeira georgiana.

Saakashvili afirma que, neste confronto, não é apenas a Geórgia que está em causa, mas “a humanidade e a liberdade” na Europa.

Sugerir correcção
Comentar