Gays já se podem casar em Inglaterra e País de Gales

Lei aprovada no ano passado entrou em vigor à meia-noite deste sábado.

Foto
A bandeira do orgulho gay junto à Coluna de Nélson, em Londres AFP/BEN STANSALL

A partir da meia-noite deste sábado os casais homossexuais já se podem casar em Inglaterra e no País de Gales.

A lei foi aprovada no ano passado e, oficialmente, a partir de 29 de Março deste ano os casais homossexuais podem dar o nó em ambos os países. Apesar da aprovação da lei e de políticos de diferentes partidos apoiarem a mudança, ainda há, segundo a BBC, resistências da parte de alguns grupos religiosos.

A Escócia também aprovou uma lei semelhante em Fevereiro e, neste caso, os primeiros casais homossexuais esperam casar-se em Outubro. A BBC ressalva, porém, que a Irlanda do Norte não tem intenção de seguir o exemplo.

Em Maio do ano passado, a Câmara dos Comuns aprovou, em votação final, o casamento entre pessoas do mesmo sexo (366 votos a favor e 161 contra). O diploma, que foi contestado pela ala mais à direita dos conservadores, seguiu depois para a Câmara dos Lordes e foi também aprovado. O processo implicou que regressasse novamente à Câmara dos Comuns, tendo o consentimento final sido dado em Julho do ano passado, pela rainha, enquanto chefe de Estado.

O processo que levou à aprovação da lei não foi isento de polémica. Quando o Parlamento aprovou o diploma que autorizava o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o antigo presidente do partido conservador Norman Tebbit fez questão de frisar que tal tornará possível que o Reino Unido tenha, no futuro, “uma rainha lésbica, que decida casar-se com outra mulher, e um herdeiro fruto de uma inseminação artificial”.

Sugerir correcção
Comentar