Furacão Isaac deverá passar a depressão tropical

O furacão Isaac já atravessou a zona de Nova Orleães, nos Estados Unidos, e está a perder força, devendo passar ainda durante esta quinta-feira à categoria de depressão tropical.

Os ventos fortes, na ordem dos 130 quilómetros por hora, e as intensas chuvas provocadas pelo furacão deixaram um rasto de destruição em várias zonas da costa dos Estados Unidos, com as águas a conseguirem ultrapassar alguns diques. Algumas povoações foram evacuadas, mas não foi registado nenhum incidente grave. O furacão deverá demorar dois dias a deixar Louisiana rumo ao estado de Arkansas.

Já as barreiras construídas em Nova Orleães depois da tragédia do Katrina, que matou 1800 pessoas em 2005, superaram o primeiro teste, conseguindo proteger esta região do Louisiana da passagem do furacão Isaac, que se desloca agora para nordeste e que estava esta madrugada (manhã em Lisboa) a perder força, segundo as últimas informações avançadas pelo Centro Nacional de Furacões norte-americano.

O Isaac deverá regredir para a categoria de depressão tropical ao longo desta quinta-feira, ainda que seja previsível que continue a gerar fortes ventos e chuvas.

Apesar do comportamento das barreiras, as autoridades de Nova Orleães foram cautelosas e preferiram não declarar prematuramente uma vitória. “Esta é uma tempestade que se move devagar e irá criar um número de danos tremendo”, afirmou o governador do Louisiana, Bobby Jindal, citado pela Reuters.

O Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos confirmou que o sistema de diques que protege a cidade de Nova Orleães teve o comportamento esperado, aguentando a força do furacão de intensidade 1. O sistema, reforçado depois do colapso com o furacão Katrina, susteve as ondas de 4,5 metros que se formaram no lago Borgne, na zona leste da cidade. A nova barreira, que custou mil milhões de dólares, é o “muro” que defende o Lower 9th Ward, o bairro que foi totalmente destruído pela cheia do furacão Katrina em Agosto de 2005.

O nível 1 é o primeiro da escala Saffir-Simpson, que vai até 5, o valor atribuído aos furacões de maior intensidade. Há sete anos, o furacão Katrina atingiu o nível 3. O furacão Isaac é o primeiro a afectar território dos Estados Unidos nesta estação e, apesar de estar longe de atingir a força do Katrina, gerou vários alertas por parte das autoridades, determinadas em evitar uma nova tragédia.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues