Franceses já combatem "corpo a corpo" os islamistas do Mali

Tropas gaulesas combatem "os grupos mais duros, os mais fanáticos, os mais bem organizados, mais determinados e melhor armados”,

Foto
Tropas francesas a caminho do Norte do Mali ERIC FEFERBERG/AFP

As tropas francesas no Mali envolveram-se nesta quarta-feira, pela primeira vez, em combates “corpo a corpo” em Diabali (Oeste) com combatentes islamistas ligados à Al-Qaeda.

“As forças especiais francesas estão actualmente em Diabali, a combater corpo a corpo com os islamistas. O Exército maliano também está no local”, explicou uma fonte da segurança maliana à AFP. O Ministério da Defesa francês também confirmou a existência de combates rua a rua naquela cidade

Diabali, situada a 400 quilómetros a norte de Bamaco, foi tomada na segunda-feira pelos islamistas, que serão dirigidos pelo argelino Abu Zeid, um dos líderes da Al-Qaeda do Magrebe Islâmico (AQMI).

A localidade foi bombardeada inúmeras vezes na terça-feira pela aviação francesa, mas os islamistas não terão abandonado completamente a cidade. Segundo várias testemunhas citadas pela agência noticiosa francesa, estarão a misturar-se com a população civil, evitando desta forma serem novamente bombardeados.

Nesta zona, “temos os grupos mais duros, os mais fanáticos, os mais bem organizados, mais determinados e melhor armados”, segundo o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian. “Contámos mais de um milhar – 1200, 1300 – de terroristas na zona, que poderão talvez receber reforços nos próximos dias”, acrescentou.

Mais de 800 soldados franceses estão já no Mali e esse número deverá subir progressivamente para 2500.

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar