França combate extremismo islâmico na Internet

Governo divulgou vídeo com mensagens e imagens que pretendem afastar os jovens dos apelos de grupos como o Estado Islâmico.

França combate extremismo islâmico na Internet

O Governo francês está a tentar combater os grupos extremistas islâmicos no terreno em que mais se joga o recrutamento de jovens europeus para a sua causa: as redes sociais na Internet.

Para além do trabalho dos serviços secretos, as autoridades iniciaram uma campanha mais visível, com a publicação de um vídeo que tem como objectivo contrariar o apelo dos grupos jihadistas.

O lema do vídeo está presente em todas as mensagens que vão sendo apresentadas, repartidas entre imagens em que os combatentes surgem como heróis e o reverso da medalha: "Vais encontrar o Inferno na Terra."

"Eles dizem-te: vem sacrificar-te connosco, irás defender uma causa justa", lê-se no vídeo, enquanto passam imagens de jihadistas a exibirem metralhadoras no meio de uma manifestação com bandeiras do Estado Islâmico.

A mensagem seguinte surge acompanhada de imagens de pessoas a serem executadas e um corpo a ser lançado do alto de uma montanha, presumivelmente antigos jihadistas: "Na verdade, vais descobrir o Inferno na Terra e morrerás sozinho, longe dos teus."

O vídeo tem também uma mensagem para as mulheres a quem os grupos extremistas islâmicos acenam com a perspectiva de criarem uma família com os seus "heróis": "Na verdade, vais criar os teus filhos na guerra e no terror."

O responsável pelo departamento de comunicação do Governo francês, Christian Gravel, disse à agência AFP que a ideia é "chegar ao maior número possível de jovens vulneráveis a esses apelos", e adiantou que o vídeo será partilhado em larga escala em várias redes sociais.

"Esperamos que eles fiquem chocados”, disse o responsável.

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, vai reunir-se em Fevereiro com os responsáveis de várias empresas norte-americanas de tecnologia, para discutirem formas de contrariar os apelos de extremistas através da Internet.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários