Ford pede desculpa por anúncio com Berlusconi e mulheres algemadas

Três anúncios polémicos terão sido publicados na Internet sem a autorização da agência de publicidade que trabalha com a Ford na Índia.

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Um dos anúncios que acabou por ser partilhado na Internet DR

Três anúncios, em formato caricatura, com Silvio Berlusconi, Michael Schumacher e Paris Hilton como personagens principais levaram a Ford e a agência de publicidade WPP a emitir um pedido de desculpas, depois de a polémica gerada em torno das imagens alegadamente destinadas a uma campanha de promoção do modelo Ford Figo na Índia. No anúncio, onde o político italiano aparece ao volante do carro, surgem também três mulheres algemadas na bagageira.

A agência de publicidade JWT, autora dos anúncios e responsável pela promoção do Ford Figo, um modelo da marca lançado na Índia, divulgou as três imagens no site Ads of the World sem autorização da empresa norte-americana. Os três anúncios estiveram disponíveis e foram retirados pouco depois mas, apesar de nunca terem sido utilizados para promover o Ford Figo, acabaram por se tornar virais na Internet.

Sob o lema “Deixe as suas preocupações para trás”, num dos anúncios surge a socialite Paris Hilton ao volante do carro, com as três irmãs Kardashian, algemadas e amordaçadas na bagadeira, e num outro, numa versão masculina do mesmo anúncio, no lugar do condutor aparece Michael Schumacher a olhar para três outros pilotos de Fórmula 1, um deles Lewis Hamilton.

O mais polémico acabou por se tornar aquele em que Silvio Berlusconi surge retratado ao volante e atrás de si, na zona de bagagem, três mulheres mais uma vez algemadas. O anúncio acabou por ser associado ao escândalo que envolve Berlusconi e festas de cariz sexual, onde participaram menores, e considerado inapropriado numa altura em que na Índia a violência sobre as mulheres é um dos temas mais polémicos.

A agência de publicidade WPP, que detém a JWT, emitiu um comunicado citado pelo Business Insider e pelo The Huffington Post, no qual lamenta “a publicação de cartazes de mau gosto e contrários aos padrões de profissionalismo e de decência do grupo WPP”. A agência garante que os anúncios não foram criados com a intenção de serem publicados e “nunca deveriam ser criados, muito menos colocados na Internet”. “Este foi o resultado de uma iniciativa de indivíduos que actuaram sem a necessária orientação e foram tomadas medidas com a agência onde trabalham para que resolvam a situação”, continua a nota da WPP.

A Ford reagiu com um pedido de desculpas citado pelo The Wall Street Journal e pelo Business Insider, assegurando que, em conjunto com os seus parceiros publicitários, está a trabalhar “para garantir que nada como o que se passou se repita”.

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