Força Aérea síria atacou no Norte do Líbano

Disparo de aviões sírios "marca uma escalada" dizem os EUA. Tensão étnica tem aumentado no Líbano na sequência da guerra civil na Síria.

O Departamento de Estado dos EUA confirmou esta segunda-feira que aviões do Governo sírio dispararam rockets contra o Norte do Líbano, no que classificou como “uma escalada significativa”.

Esta não é a primeira vez que o conflito na Síria atravessa as fronteiras do país. Já houve projécteis que acabaram por chegar à Turquia (e também ao Líbano), houve um incidente em que pelo menos 48 militares sírios foram mortos por insurrectos no Iraque, e a Turquia também retaliou contra um ataque no seu território.

Mas esta terá sido a primeira vez no conflito, que começou com protestos há dois anos e que se transformou numa guerra civil, que avisões atacaram alvos no Líbano.

O ataque segue-se a repetidos avisos do regime sírio ao Líbano de que a fronteira estava a ser usada por combatentes estrangeiros para entrarem no país.

Fontes dizem que a zona bombardeada é usada pelos rebeldes que entram e saem da Síria, e que a população local libanesa se põe ao regime de Assad.

Em nenhum país o conflito na Síria tem eco como no Líbano, um antigo protectorado do poderoso vizinho, e onde a divisão da guerra civil na Síria, entre alauitas (seita com origem no xiismo) e sunitas, faz lembrar a divisão entre xiitas e sunitas no Líbano. Já houve conflitos entre grupos pró e anti-Assad no país, e ainda ontem uma agressão contra quatro líderes religiosos sunitas por xiitas em dois ataques em Beirute levantou de novo estes medos.

Sugerir correcção
Comentar