Foi encontrado o corpo da Miss Honduras

María José Alvarado, de 19 anos, e a sua irmã estavam desaparecidas havia uma semana. O noivo da irmã é o principal suspeito.

Foto
María José Alvarado foi baleada nas costas AFP

A rainha de beleza das Honduras, María José Alvarado Muñoz, estava desaparecida desde a semana passada. Os corpos de Alvarado e da sua irmã foram encontrados baleados nesta quarta-feira de manhã em Santa Bárbara, região ocidental do país.

As duas irmãs estavam desaparecidas desde quarta-feira da semana passada. Os corpos foram encontrados perto da zona balnear de La Guagua, onde foram vistas pela última vez com vida, quando saíam de uma festa a que tinham assistido e, segundo testemunhas ouvidas pela polícia, entraram num carro sem matrícula.

Segundo fontes ouvidas pelo jornal hondurenho La Tribuna, os corpos, em avançado estado de decomposição, apresentavam sinais de ter havido uma tentativa de ocultação do crime. As primeiras informações dão conta de que María José Alvarado foi baleada nas costas.

Há uma semana que o desaparecimento da rainha de beleza ocupava os investigadores policiais e os media das Honduras. O chefe da Direcção Nacional de Investigação Criminal, Leandro Osorio — que confirmou a identidade dos corpos —, tinha avançado, na terça-feira, que não havia dados que apontassem para um sequestro porque, seis dias passados desde o desaparecimento das duas irmãs, não tinha sido feito um pedido de resgate.

Osorio dissera que tinham sido detidas "mais de dez pessoas", entre elas Plutarco Antonion Ruíz Rodríguez, o noivo da irmã da Miss Honduras, Sofía Trinidad Alvarado Muñoz, que o porta-voz da Força de Segurança das Honduras, José Coello, disse ser provavelmente o autor do duplo homicídio. As duas mulheres, segundo a imprensa das Honduras, teriam viajado para Santa Barbara para assistiram à festa de anos de Plutarco Ruíz.

As Honduras são o país com a maior taxa de homicídios do mundo, 90,4 por cada cem mil habitantes — quase o dobro dos países que se seguem na lista, a Venezuela e El Salvador. Os cartéis de droga instalaram-se nas Honduras nos últimos anos, tornando o país na plataforma do tráfico de droga entre a América do Sul e os Estados Unidos.

María José Alvarado, de 19 anos, tinha sido eleita Miss Honduras a 14 de Abril e deveria ter partido esta quarta-feira para Londres, onde o concurso Miss Mundo se realiza em Dezembro. O site do concurso diz que aspirava a ter uma carreira como diplomata e que gostava de praticar desportos.
 

  

Sugerir correcção
Ler 5 comentários