Filho de general chinês preso porque terá participado em violação em grupo

A ideia de impunidade de Li Tianyi tem sido alvo de contestação na China, principalmente na Internet.

Foto
O general e o filho condenado pela opinião pública e pela justiça DR

Aos 15 anos, Li Tianyi conduzia um BMW pelas ruas de Pequim e agrediu um casal que seguia noutro carro e impedia a passagem do automóvel que conduzia sem carta. Aos 17, o jovem filho de um famoso cantor na China com posto de general no Exército Popular de Libertação foi detido por suspeita de envolvimento num caso de violação em grupo.

O pai, Li Shuangjiang, está no topo da lista das personalidades mais importantes da sociedade chinesa por ser um cantor patriota, um estatuto que tem sido aproveitado pelo filho mas de forma polémica. Em 2011 foi condenado a um ano de detenção por ter agredido um casal. Esta sexta-feira foi detido por suspeita de estar envolvido numa violação em grupo.

Em Setembro de 2011, Li Tianyi, na altura com 15 anos, seguia num BMW pelas ruas de Pequim quando reagiu violentamente ao facto de um outro carro ter parado à sua frente, impedindo que seguisse viagem. Li e um amigo, que seguia noutro carro com placas de matrícula do Governo (que se revelariam, mais tarde, serem falsas), agrediram o homem e a mulher que ocupavam a viatura alvo de protesto.

Na altura, Li Tianyi não tinha carta de condução e terá ameaçado testemunhas a não revelarem dados sobre o acidente à polícia. Gritou-lhes: "Quem se atreve a ligar para o 110?", o número de emergência da polícia. Mas acabou detido e condenado a um ano de prisão num centro de detenção juvenil. Além deste caso, o jovem é acusado de pelo menos 36 violações do código de estrada por conduzir sem carta.

Quando o filho foi condenado em 2011, Li Shuangjiang, responsável pelo departamento de música da Academia de Artes no Exército Popular de Libertação, disse publicamente que estava “verdadeiramente desolado” com o comportamento do filho.

Esta sexta-feira, os meios de comunicação social chineses avançam que o nome do jovem aparece associado a um caso de violação em grupo em Pequim. A polícia confirma que Li Tianyi foi detido na noite de quinta-feira mas recusa-se a avançar mais informações. A versão inglesa do jornal oficial do Partido Comunista Chinês, o People's Daily, revelou que cinco suspeitos, incluindo um de apelido Li, foram detidos nos últimos dois dias por suspeita de envolvimento num caso de violação em grupo que terá ocorrido, no último domingo, num hotel em Pequim.

Li Tianyi cresceu numa família abastada. Tanto o pai como a mãe são conhecidos cantores, com actuações frequentes em espectáculos e na televisão. O percurso polémico do rapaz tem sido motivo de grande discussão em sites chineses, nomeadamente no microblogging Weibo, uma espécie de Twitter chinês, com comentários acesos a criticar o comportamento de jovens ricos e privilegiados do país.

Além de Li, um outro caso semelhante indignou os chineses. O filho de um comissário da polícia que conduzia embriagado atropelou um estudante universitário e deixou o local sem lhe prestar socorro. A vítima morreu. Ao abandonar o local, Li Qiming desafiou os que assistiram ao acidente a denunciá-lo e fez questão de gritar “Sou o filho de Li Gang”, o nome do comissário. A frase tornou-se viral na Internet e passou a ser uma espécie de slogan para alertar para as discriminações que existem no tratamento dos chineses comuns e dos mais privilegiados. Li Qiming acabou por ser condenado a seis anos de prisão.
 
 

Sugerir correcção
Comentar