Fidel Castro apoia, desconfiado, aproximação entre Cuba e EUA

Antigo líder cubano quebrou silêncio mais de um mês depois de anunciada "nova era" no relacionamento entre os dois países.

Foto
Castro não aparece em público há um ano, mas o seu aval à acção do irmão continua a ter relevância política Yamil Lage/AFP

É, em simultâneo, uma prova de vida do antigo líder cubano e uma aguardada reacção à histórica decisão de reaproximação anunciada no mês passado pelos governos de Havana e Washington. Numa carta divulgada segunda-feira, Fidel Castro quebrou o silêncio para manifestar o seu apoio – ainda que pouco entusiástico – ao início dos contactos diplomáticos com o inimigo de meio século.

“Não confio na política dos Estados Unidos nem troquei uma palavra com eles, mas isso não significa, muito menos, a recusa de uma solução pacífica para os conflitos ou os perigos da guerra”, afirma Fidel, de 88 anos, na carta que lhe é atribuída, lida segunda-feira na televisão estatal e publicada depois no site do jornal oficial Granma.

Desde que, a 17 de Dezembro, o Presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu homólogo cubano, Raúl Castro, anunciaram, em simultâneo, que pretendiam reatar as relações diplomáticas interrompidas em 1961 que se especulava sobre qual a posição do histórico dirigente cubano sobre o acordo negociado em segredo.

O seu silêncio ajudou a alimentar os rumores de que estaria muito doente – alguma imprensa cubana no exílio chegou a admitir que teria morrido. Não é também claro se foi mantido a par das negociações ou se as apoiou, mas o seu aval à acção do irmão mais novo continua a ter uma importância mais do que simbólica. “O Presidente de Cuba deu passos pertinentes em concordância com os poderes que lhe são atribuídos pela Assembleia Nacional e o Partido Comunista de Cuba”, lê-se agora na missiva.

A carta, com data de 26 de Janeiro, é dirigida à federação de estudantes universitários de Cuba e só nos parágrafos finais é feita a referência ao processo de aproximação a Washington. Nela, Fidel diz sempre ter defendido “a cooperação e a amizade com todos os povos do mundo, incluindo com os adversários políticos” de Cuba. Mas, assinalando a desconfiança que mantém em relação a Washington, sublinha que “qualquer solução pacífica e negociada dos problemas entre os EUA e qualquer povo da América Latina” deve basear-se “nos princípios e normais internacionais”.

Na semana passada, um mês depois do anúncio conjunto, a vice-secretária de Estado norte-americana, Roberta Jacobson, esteve em Havana para a primeira ronda de negociações com o Governo de Raul Castro. No final da reunião, que pôs na prática fim ao isolamento diplomático a que os EUA votaram a ilha desde 1961, os dois lados disseram ter sido conseguidos resultados “produtivos” e construtivos”, embora tenha ficado também claro que as mudanças que a reaproximação promete serão lentas e negociadas arduamente.

E se tanto a população cubana como a maioria dos norte-americanos apoia o fim da política de hostilidade (aguardando os benefícios económicos que daí podem resultar) o acordo foi repudiado por muitos exilados cubanos e boa parte da oposição republicana, para quem a normalização – e o desejado fim do embargo imposto em 1962 – só é admissível no caso de uma mudança de regime em Havana.  

A carta de Fidel, que não é visto em público há mais de um ano, é a primeira reflexão assinada pelo antigo líder cubano desde Fevereiro de 2014, quando por ocasião da visita do Presidente chinês Xi Jiping abordou os benefícios que o investimento de Pequim pode trazer à América Latina, recorda o jornal espanhol El País. No passado dia 12, quando regressavam os rumores sobre a sua morte, Havana revelou que Fidel Castro escrevera uma carta ao antigo futebolista argentino Diego Maradona, seu amigo, que se encontrava então de visita à ilha.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários