Famosa loja de brinquedos de Nova Iorque fecha em Julho

A 5.ª Avenida vai deixar de ter a F.A.O. Schwarz devido ao preço das rendas em Nova Iorque. Brinquedos da empresa com 153 anos poderão ser adquiridos nas lojas Toys “R” Us.

A entrada da loja, na 5.ª Avenida
Fotogaleria
A entrada da loja, na 5.ª Avenida Mike Segar/Reuters
Expositores dentro da loja
Fotogaleria
Expositores dentro da loja Spencer Platt/Getty Images/AFP

Há peluches com três metros de altura. Há um famoso piano gigante que se pisa e dá música, onde Tom Hanks e Robert Loggia reinventaram o sapateado, numa história de uma criança que acorda no corpo de um adulto, e que é um elogio ao espanto da infância. Estamos a falar do filme Big, de 1988. E estamos a falar da loja de brinquedos F.A.O. Schwarz, em Nova Iorque, a que o jornal New York Times chama de “lendária”. Agora, a loja vai fechar as portas.

Criada em 1862, pelo empresário alemão Frederick August Otto Schwarz, desde 1931 que a loja estava na 5.ª Avenida. Mas a 15 de Julho será o último dia do estabelecimento, soube-se nesta semana. A causa para o encerramento são os preços altíssimos das rendas naquela zona de Nova Iorque e a concorrência online. Os brinquedos da marca vão continuar a ser vendidos em secções das lojas Toys “R” Us.

“A companhia está comprometida com a marca F.A.O. Schwarz e com o seu legado crescente”, lê-se num comunicado de sexta-feira da Toys “R” Us, que adquiriu a F.A.O. Schwarz em 2009. A última vez que a loja tinha mudado de lugar, sempre dentro da 5.ª Avenida, tinha sido em 1986. A empresa não desistiu de ter um lugar próprio. Segundo o New York Times, está à procura de uma cave num edifício na Broadway.

A empresa chegou a ter 40 lojas nos Estados Unidos, mas foi fechando uma a uma. O legado da loja está associado ao seu fundador, que em 2012 entrou para o Corredor da Fama da Associação de Industriais de Brinquedos. “Fiz dos brinquedos o objecto de estudo da minha vida”, escreveu Frederick August Otto Schwarz, citado no site da loja, onde se diz que o alemão mudou a forma como se compra e se pensa nos brinquedos. “Não existe uma satisfação mais sólida do que lidar com as brincadeiras da infância, e de saber que se leva a alegria até aos corações dos mais pequenos.”

Sugerir correcção
Comentar