Família diz que Luaty Beirão se recusa a comer e não fala com ninguém

Um dos activistas condenados em Angola por "actos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores" protesta contra a transferência "à força" para o Hospital-Prisão de São Paulo, em Luanda.

Foto
Luaty Beirão não queria ser transferido para o hospital-prisão DR

O activista Luaty Beirão terá iniciado esta quinta-feira uma nova greve de fome, que estará a cumprir sem roupa e em silêncio no Hospital-Prisão de São Paulo, em Luanda, para onde foi levado "à força" na quarta-feira.

Numa mensagem publicada na página oficial de Luaty Beirão no Facebook, lê-se que o rapper foi um de três activistas que se recusaram a ser transferidos da cadeia de Viana para o hospital-prisão – os outros foram Nélson Dibango e Albano Evaristo Bingo Bingo. Um outro preso transferido foi Francisco Mapanda (conhecido como "Dago Nível Intelecto"), condenado a oito meses de cadeia por ter dito em tribunal que o julgamento dos activistas era "uma palhaçada".

"Eu não quero ir para um sítio só porque supostamente tem melhores condições para nós, quando a maior parte dos reclusos vive encarcerado com condições precárias", terá dito Luaty Beirão, citado na mensagem publicada no Facebook. 

Face a esta recusa – e segundo a mesma fonte –, "durante o dia de ontem, 4 de Maio, os serviços prisionais voltaram à comarca de Viana para buscar os outros quatro activistas, levando Luaty Beirão à força para o Hospital-Prisão de São Paulo".

"Disseram-nos que ele não quer receber ninguém e que está nu. Não aceitou receber a comida e que está deitado no chão. Não sabemos de mais pormenores", lê-se na mesma mensagem, que cita uma pessoa identificada apenas como familiar de Luaty.

Ouvida pelo site Rede Angola, a mulher de Luaty Beirão, Mónica Almeida, disse que o activista se recusa a falar com quem quer que seja.

"Ele foi levado ao Hospital-Prisão de São Paulo à força. Não sei que força é que eles usaram. Mas ele já tinha dito que não queria ir para a prisão de São Paulo", disse Mónica Almeida. "Em Viana, ele já denunciava algumas anomalias, como excessos de prisão preventiva e outras situações menos boas a que os presos eram submetidos. Ele não concordava que tinha que ser levado para um sítio diferente dos outros, talvez com melhores condições, quando a maioria dos presos ainda vive em condições precárias", cita o Rede Angola.

Os familiares de Luaty Beirão dizem que só se aperceberam da transferência para o hospital-prisão quando se dirigiram à cadeia de Viana para lhe entregar uma refeição.

Também em declarações ao Rede Angola, o porta-voz dos serviços prisionais, Menezes Cassoma, disse que ao todo foram transferidos 12 activistas condenados no mesmo processo, e não confirmou nem desmentiu que Luaty Beirão tenha iniciado uma nova greve de fome.

"Eu sei que ontem [quarta-feira] o Luaty foi transferido para o estabelecimento prisão de São Paulo, onde está nesse momento um conjunto de 12 reclusos. Relativamente ao protesto de fome e nudez ainda não posso confirmar", disse o porta-voz.

O mesmo responsável disse que a transferência foi feita porque os presos se queixavam das condições na cadeia de Viana. "A direcção, tendo em conta que, aquando da passagem deles pelo Hospital-Prisão de São Paulo, não registou grandes reclamações, optou por detê-los naquele estabelecimento prisional."

Os 12 activistas a que Menezes Cassoma se referiu foram transferidos da cadeia de Viana para o Hospital-Prisão de São Paulo na terça-feira, e Luaty Beirão, Nélson Dibango e Albano Evaristo Bingo Bingo terão sido levados quarta-feira – do grupo de 17 constam ainda duas mulheres, Rosa Conde e Laurinda Gouveia, que permanecem cadeia feminina de Viana, segundo Rede Angola.

Condenação de activistas reforça ideia de que Angola "vive uma ditadura"

O rapper foi condenado em Março a cinco anos e seis meses de prisão, juntamente com outros 16 activistas, por "actos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores" – 13 deles foram detidos em Junho do ano passado, durante uma reunião em que debatiam um capítulo do livro Ferramentas para Destruir o Ditador e Evitar Nova Ditadura – Filosofia Política da Libertação para Angola, do académico Domingos da Cruz.

Os activistas recusaram sempre as acusações e garantiram em tribunal que os encontros semanais que promoviam visavam discutir política e não qualquer acção de destituição do Governo ou actos violentos.

Sugerir correcção
Comentar