Dez mortos em explosão de F-16 grego em Espanha

Acidente aconteceu na base aérea militar de Albacete, durante exercícios militares no âmbito da NATO.

Queda de F-16 em exercício de treino em Espanha

Um acidente envolvendo um avião de combate F-16 grego, na base aérea militar de Los Llanos, perto de Albacete, em Espanha, fez pelo menos dez mortos e 19 feridos, sete dos quais em estado considerado grave. Os mortos são os dois pilotos, gregos, e oito militares franceses, disse o primeiro-ministro, Mariano Rajoy.

Segundo informações avançadas pelo Ministério da Defesa espanhol, o acidente ocorreu às 15h30 (hora local) durante exercícios de treino de pilotos da NATO, que envolviam vários aviões militares. O F-16 grego falhou a descolagem: testemunhas oculares, citadas pelo jornal El País, disseram que a aeronave perdeu potência no momento da subida e explodiu, vindo depois a embater noutros caças que aguardavam vez para descolar.

A zona de impacto foi imediatamente isolada. As equipas de emergência tiveram de esperar para intervir por causa do risco representado pelo combustível e outras matérias inflamáveis. Uma enorme nuvem de fumo preto é visível a vários quilómetros de distância da base militar espanhola, que alberga instalações da NATO para a formação avançada de pilotos.

Entre as vítimas estão os dois pilotos do F-16 grego que participavam no programa de aperfeiçoamento TLP - Tactical Leadership Programme da NATO, destinado a melhorar a operacionalidade da Força Aérea. Nesta base aérea funciona uma escola de aperfeiçoamento para pilotos de caças.

As manobras da NATO envolviam militares de nove países (Grécia, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Estados Unidos). O chefe de Governo, Mariano Rajoy, fala em 19 feridos, sete deles em estado grave. Dos 19, onze são italianos. 

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, emitiu um comunicado em que lamenta o acidente. "É uma tragédia que afecta toda a família da NATO", afirmou.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários