Ex-Presidente francês Jacques Chirac hospitalizado

Infecção pulmonar obrigada a internamento de emergência.

Foto
O ex-Presidente em 2014 Patrick Kovarik/REUTERS

O ex-Presidente francês Jacques Chirac foi internado em Paris com uma infecção pulmonar. Chirac, que fará 84 anos em Novembro, estava a passar férias em Marrocos e foi repatriado de emergência.

Não é a primeira vez que Chirac, Presidente entre 1995 e 2007, é internado, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral, em 2005. Em Dezembro passado, esteve 15 dias no hospital, oficialmente para fectuar um “check up”.

Em Abril, recorda a AFP, enfrentou a morte da filha mais velha, que há muito tempo sofria de anorexia. Mas a última aparição de Jacques Chirac foi numa cerimónia oficial em 2014. A expectativa agora, dizem fontes da família, é que fique internado durante alguns dias no Hospital la Pitié-Salpêtrière, diz a agência noticiosa francesa.

A notícia do internamento de Jacques Chirac suscitou a multiplicação das mensagens de simpatia à direita do espectro político francês. “Penso afectuosamente em Jacques Chirac. Desejo de todo o coração que vença a sua doença e que se restabeleça depressa”, disse no Twitter o seu antigo primeiro-ministro Alain Juppé, actual candidato às primárias do centro-direita, do partido Os Republicanos, para as presidenciais de 2017.

Nicolas Sarkozy, seu rival nas primárias, e que teve a sua ascensão política durante os dois mandatos de Chirac – o qual veio a substituir na presidência em 2007 – também teve uma palavra para o ex-Presidente. “Penso neste momento em Jacques Chirac. Desejo que se restabeleça o mais rápido possível”, escreveu no Twitter.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários