Ex-Presidente da Geórgia é o novo governador de Odessa, na Ucrânia

Mikheil Saakashvili foi encarregado de "defender a soberania e lutar contra a corrupção" por Petro Porochenko.

Foto
O Presidente ucraniano apresentou o novo governador aos cidadãos de Odessa Mykola Lazarenko/REUTERS

O ex-Presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili, foi nomeado governador da região estratégica de Odessa, na Ucrânia, junto ao mar Negro. A nomeação deste “grande amigo da Ucrânia” pelo Presidente Petro Porochenko foi transmitida em directo pela televisão.

Saakashvili, um político pró-ocidental que enfrentou uma invasão russa em 2008, que tornou efectiva a separação de duas republicas separatistas – a Ossétia do Sul e a Abkázia – apoiou a revolução ucraniana, desde os tempos da Maidan. Figura não grata a Moscovo, é procurado pela justiça do seu país por “abusos de poder” durante o tempo que foi Presidente, entre 2004 e 2013. Lançou uma luta empenhada contra a corrupção mas foi também acusado de derivas autoritárias.

Agora, Porochenko atribuiu-lhe a missão de “defender a soberania da Ucrânia e lutar contra a corrupção”, descreve a AFP. “Há uma outra guerra a travar, que é talvez ainda mais importante, que é a guerra contra a corrupção”, afirmou o Presidente ucraniano.

Odessa, uma cidade com um milhão de habitantes, tem o principal porto ucraniano. Fica próxima da Transnistria, a região secessionista onde estão tropas russas e que é mencionada por Vladimir Putin como parte da Novorussia – projecto de uma área alargada de influência russa na Europa concebido pelos ideólogos do Kremlin.

Embora seja uma cidade russófona, Odessa tem resistido às tentativas de controlo por grupos separatistas como os que estão no poder no Leste da Ucrânia, mas a situação permanece tensa, e já houve vários confrontos sangrentos.


Sugerir correcção
Ler 125 comentários