Explosão em mina de carvão faz pelo menos 17 mortos na China

As equipas de resgate estão a tentar salvar trabalhadores soterrados.

Foto
Esta foi uma semana negra nas minas chinesas AFP/STR

Pelo menos 17 mineiros morreram no seguimento de uma explosão numa mina de carvão na região da Mongólia interior e muitos outros trabalhadores ficaram soterrados, divulgou neste sábado a agência chinesa Xinhua.

O acidente ocorreu às 12h locais deste sábado (4h de Lisboa) na cidade de Chifeng, região autónoma da Mongólia (Norte da China) e, de momento, desconhece-se as causas da explosão.

As equipas de resgate foram deslocadas para o local da tragédia e estão a tentar salvar trabalhadores soterrados.

Esta foi uma semana negra nas minas chinesas, depois de, na passada terça-feira, outros 21 mineiros terem morrido num acidente na província de Heliongjiang, também no Norte da China.

Nesta ocorrência, uma explosão soterrou 22 mineiros e as autoridades confirmaram que 21 deles morreram, enquanto decorrem trabalhos para encontrar o último mineiro soterrado.

Os acidentes nas minas de carvão são frequentes na China, com 171 mortos em 45 minas no ano passado, segundo dados oficiais.

As autoridades tomaram várias iniciativas para melhorar a segurança e a sinistralidade baixou consideravelmente nos últimos anos, mas muitas explosões continuam a verificar-se de forma ilegal em zonas rurais e sem as medidas de segurança básicas.

Título corrigido às 11h02

Sugerir correcção
Ler 3 comentários