Explosão em fábrica chinesa faz 69 mortos e mais de 120 feridos

Unidade na região leste da China produz componentes para fabricantes de automóveis norte-americanos como a General Motors.

Foto
Uma investigação preliminar aponta para negligência de um trabalhador DR

Estima-se que seja um dos piores acidentes na indústria este ano na China: uma explosão ocorrida neste sábado de manhã numa fábrica de componentes para automóvel na província de Jiangsu matou pelo menos 69 pessoas (serão 68, segundo a agência de notícias francesa AFP) e feriu outras 120.

A explosão ocorreu por volta das 7h30 locais, na cidade de Kunshan, na região leste do país, a cerca de 75 quilómetros de Xangai, na fábrica Zhongrong Plating, que fornece eixos de rodas para construtores automóveis norte-americanos como a General Motors.

De acordo com a Reuters, que cita media chineses, há uma investigação preliminar que aponta para negligência dos trabalhadores de uma das oficinas da zona de polimento da fábrica, que acenderam uma chama num armazém cheio de pós inflamáveis. Na fábrica, que emprega cerca de 450 trabalhadores, estariam no momento pelo menos 200 pessoas.

Pouco depois do acidente, imagens da televisão pública local, a China Central Television (CCTV), mostraram pessoas feridas, sobretudo com zonas do corpo queimadas, deitadas em paletes de madeira espalhadas pelo chão ou a serem socorridas e levadas para ambulâncias e camiões. A partir dos telhados da fábrica continuavam a sair enormes nuvens de fumo negro.

As autoridades da região lançaram um apelo para uma recolha de sangue de emergência e anunciaram, segundo a CCTV, que parte dos feridos será transferida para Xangai para tratamento.

Sugerir correcção
Comentar