Explosão em centro comercial faz 21 mortos na Nigéria

Atentado à bomba não foi reivindicado mas suspeitas recaem sobre grupo islamista Boko Haram.

Foto
A explosão destruiu parte do complexo comercial e atingiu vários automóveis REUTERS/Afolabi Sotunde

A polícia de Abuja confirmou a morte de 21 pessoas, na sequência de uma forte explosão num popular complexo comercial no centro da capital federal nigeriana, esta tarde. As causas da explosão ainda estão por apurar, mas as autoridades descreveram o incidente como um atentado à bomba e abriram uma investigação criminal.

O porta-voz da polícia de Abuja, Frank Mba, disse aos jornalistas que a polícia está a processar o local como uma “cena de crime”. O responsável não se pronunciou sobre as suspeitas de um possível envolvimento dos militantes do Boko Haram, mas como notava a AFP, o grupo islamista já tentou por duas vezes atingir o local.

Segundo a BBC, o atentado ocorreu uma hora antes do início do jogo entre a Nigéria e a Argentina no Mundial de futebol do Brasil, quando o centro comercial Emab Plaza se encontrava repleto de clientes. A explosão fez-se sentir a quilómetros de distância, e projectou uma densa coluna de fumo sobre o edifício.

“Ouvi um barulho muito forte e vi o edifício a tremer. Depois as pessoas começaram a sair em pânico, aos gritos e todas ensanguentadas. Havia muito fumo, era um caos”, contou à BBC uma testemunho que se encontrava no exterior do edifício, Chiamaka Oham.

Alguns dos sobreviventes citados pelas agências fizeram referência a um cenário de guerra, com vítimas atingidas por estilhaços e feridos a tentar escapar do local. Os serviços de emergência confirmaram ter tratado 17 feridos, e garantiram que o edifício já se encontrava vazio.

O centro comercial situa-se no mesmo bairro que alberga o complexo governamental da Nigéria, as sedes das principais empresas e os hotéis de cadeias internacionais. O ataque não foi reivindicado mas as suspeitas recaem sobre os extremistas do Boko Haram, que em Abril e Maio assumiram a responsabilidade por dois atentados consecutivos em Abuja.

Sugerir correcção
Comentar