Explosão de depósito de gás na Nigéria mata "dezenas de pessoas"

Um camião que não respeitou as regras de segurança provocou o desastre.

"Dezenas de pessoas" morreram na explosão de um depósito de gás butano na cidade nigeriana de Nnewi, no Sudeste do país, anunciou o Presidente, Muhammadu Buhari. O desastre ocorreu horas antes da noite de Natal e, segundo as autoridades, havia muita gente no posto para abastacer botijas para poder cozinhar para a celebração.

Uma testemunha contou que um camião começou a fazer o reabastecimento do posto sem esperar pela ordem de avançar, que só é dada depois de o equipamento ter tempo para arrefecer. "O camião incendiou-se e depois explodiu tudo", disse um habitante de Nnewi, Joe Okeke, ao jornal nigeriano Vanguard.

A explosão deste depósito situado numa zona fortemente habitada destruíu casas e carros nas proximidades e o incêndio lavrou durante mais de cinco horas - os bombeiros da localidade não poderam acorrer ao local pois, disse um responsável a este jornal, o seu único carro foi vandalizado e não está operacional. Testemunhas citadas pela BBC disseram que os corpos dos funcionários e clientes deste posto de abastecimento de gás do estado de Anambra ficaram reduzidos a cinza.

"Aquilo transformou-se num enorme inferno", disse o porta-voz da polícia, Ali Okechukwu.

"O meu coração e as minhas orações estão com as famílias enlutadas neste momento tão difícil", disse o Presidente num comunicado.

Sugerir correcção
Comentar