EUA estão sob temperaturas geladas e a culpa é do vórtex polar

Frio atinge níveis perigosos. Em algumas zonas poderá ser superior a 50 graus Celsius negativos.

Foto
Boston coberta de neve Darren McCollester/AFP

Uma enorme faixa dos Estados Unidos, do Montana ao Alabama, vai estar nos próximos dias sob um frio tão forte como não se sente há pelo menos uma geração, dizem os meteorologistas. A culpa é do vórtex polar que está a derramar os seus ventos ciclónicos sobre aquela zona da América – algo que aconteceu pela primeira vez no Inverno de 2009/10, e produziu o nevão que ficou conhecido como “Snowpocalipse”.

O vórtex polar são os fortes ventos que rodeiam o Árctico, girando a enormes velocidades, como se fossem furacões. O problema é quando essa correnteza de ventos abranda, permitindo aos ventos gelados escapar-se mais para Sul: a temperatura desce aceleradamente, como se está agora a verificar nos Estados Unidos.

Prevê-se que as temperaturas possam atingir 31 graus Celsius negativos em Fargo, no Dakota do Norte, e 35 negativos em International Falls, no Minnesotta, Indianápolis e Chicago. Em algumas zonas, com vento, a temperatura pode chegar a 45,5, 51 ou 56,7 graus Celsius negativos, diz a Associated Press. Chicago pode mesmo bater o recorde da temperatura mais fria de sempre na cidade – 24 graus negativos, atingido a 18 de Janeiro de 1994 e de novo a 24 de Dezembro de 1983, recorda o Weather Channel.

Cientistas da Agência Nacional dos Oceanos e da Atmosfera dos EUA sugeriram que o facto de o vórtex polar estar mais frequentemente a permitir que os ventos se escapem para Sul nos últimos anos estará relacionado com a perda de gelo no Árctico – causada pelas alterações climáticas.

“É um frio perigoso”, comentou Butch Dye, do Serviço Nacional de Meteorologia no Missouri.  “Se uma pessoa não estiver vestida de forma adequada pode facilmente morrer nestas condições”, comentou o meteorologista Scott Truett em Saint Louis, que avisou que o frio mais severo deve fazer-se sentir na madrugada de segunda-feira.
 
 

Sugerir correcção
Comentar