EUA bombardeiam islamistas em Tikrit

Acção é o primeiro apoio americano a uma ofensiva terrestre liderada pelo Iraque com participação do Irão.

Foto
Combatentes do grupo Mobilização Popular que junta iraquianos e iranianos na zona de Tikrit AHMAD AL-RUBAYE/AFP

Os Estados Unidos confirmaram nesta quarta-feira que lançaram pela primeira vez raides aéreos contra o grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) em Tikrit, Iraque, na sequência de um pedido do Governo iraquiano.

A acção é tão significativa também porque até agora uma ofensiva contra estes combatentes no terreno estava a ser apoiada por forças iranianas. Nem o Iraque nem os comandantes iranianos tinham admitido esta ajuda, nem os EUA estavam confortáveis em participar numa acção liderada por milícias e responsáveis iranianos, lembra o New York Times.

 “Os ataques têm por objectivo destruir com precisão os bastiões” do EI, disse o general americano James Terry. A ofensiva terrestre iraquiana, com o exército e a Mobilização Popular, que tinha chegado a um impasse, também recomeçou. A Mobilização Popular é uma milícia xiita formada pelo Governo iraquiano quando o exército do país começou a não conseguir conter o avanço dos islamistas do EI, e é liderada por Jamal Jaafar Mohammed, próximo do general iraniano Qasem Soleimani.

Tikrit fica a 160 quilómetros de Bagdad e continuava em poder dos extremistas mesmo depois de uma ofensiva de mais de 20 mil soldados e milícias xiitas iranianas atacando de todas as direcções desde o início do mês. Mas depois de um avanço rápido, as forças começaram a sofrer pesadas baixas. Com a falta de resultados, o Governo iraquiano pediu então ajuda aos EUA para os raides aéreos. A Mobilização Popular tinha criticado este pedido de ajuda de “alguns fracos” no Exército iraquiano.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários