EUA admitem apoiar resolução sobre Estado palestiniano na ONU

Em entrevista à NBC, Benjamin Netanyahu diz que afinal nunca quis “uma solução de um só Estado”. Casa Branca não ficou convencida.

Foto
Netanyahu prometeu na campanha eleitoral que não haveria um Estado para os palestinianos Ibraheem Abu Mustafa/Reuters

O que até agora era impensável está a ser considerado: responsáveis norte-americanos dizem que a Administração de Barack Obama poderá apoiar a aprovação, no Conselho de Segurança (CS) da ONU, de uma resolução prevendo a criação de um Estado palestiniano nas fronteiras anteriores a 1967, com trocas de território feitas por mútuo acordo.

Apesar da linha oficial da política externa norte-americana ser a solução de dois Estados, um israelita e um palestiniano, a forte oposição de Israel a esta resolução sempre ditou a ameaça de veto americano – é o seguro do Estado judaico de que resoluções no organismo com mais poder da ONU não serão aprovadas.

Mas um factor poderá ter mudado decisivamente a posição americana: a declaração, mesmo na recta final da campanha eleitoral em Israel, de Netanyahu sobre um Estado palestiniano.

Numa pequena entrevista, Netanyahu enumerou as razões pelas quais “quem criar aqui um Estado palestiniano estará a dar uma base a ataques do islão radical contra Israel”. O entrevistador perguntou-lhe se isso queria dizer que não haveria Estado palestiniano enquanto ele fosse primeiro-ministro e Bibi respondeu que queria dizer isso mesmo.

Isto foi há dias. Os israelitas votaram, deram uma vitória de Netanyahu, seguiu-se a indignação internacional por esta recusa. A União Europeia fez saber que esperava que o vencedor recomeçasse rapidamente a trabalhar para o recomeço de negociações com os palestinianos. Os EUA disseram esperar para ver que Governo sairia das conversações, mas deixaram uma crítica especialmente dura: “Os Estados Unidos e a sua administração estão profundamente preocupados com a retórica que procura marginalizar os cidadãos árabes israelitas” disse o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest, referindo-se a um “aviso” de Netanyahu no dia da votação de que os árabes israelitas (um quinto da população) iam votar aos magotes e que assim os apoiantes do Likud deveriam também ir votar. “Destrói valores e ideais democráticos que são uma parte importante do que mantém os Estados Unidos e Israel juntos”, declarou Earnest, citado pelo Washington Post. Por outro lado, acrescentou, a posição em relação à solução de dois estados iria obrigar os EUA a “reconsiderar” a sua abordagem à política israelo-palestiniana.

Uma abordagem que para os responsáveis citados pelo New York Times seria então uma possível aprovação de uma resolução no CS da ONU prevendo o Estado palestiniano.

Houve ou não recuo?
Pouco depois destas notícias, a estação norte-americana NBC anuncia que, numa entrevista exclusiva com Netanyahu, este declara que não recuou no apoio à solução de dois estados (com a qual se comprometeu pela primeira vez num discurso na Universidade de Bar Ilan em 2009 e que repetiu várias vezes, incluindo ao lado de Obama). Apenas não acha que ela seja exequível agora, defendeu. “Não alterei a minha política”, disse Netanyahu, segundo excertos revelados antes da emissão da entrevista. “O que mudou foi a realidade”.

Antes, “queria uma solução sustentável, pacífica, de dois estados, mas para isso, as circunstâncias têm de mudar”, defendeu. “Estava a falar do que se consegue atingir e do que não se consegue atingir. Temos de ter negociações reais com pessoas que estão empenhadas na paz.”

A Casa Branca reagiu dizendo que apesar do aparente recuo na entrevista, a Administração Obama considera que Netanyahu alterou de facto a sua posição e repetiu que “ainda irá avaliar” a sua política em relação a Israel e aos palestinianos. “Se ele [Netanyahu] tivesse declarado sempre que continuava a ser a favor de uma solução de dois estados, estaríamos a ter uma conversa diferente”, reagiu um porta-voz.

Mostrando a importância da possibilidade da mudança de posição americana, o presidente do poderoso grupo de lobby judaico norte-americano AIPAC já estava a contactar responsáveis da Administração.

Os EUA continuarão a ser um forte aliado de Israel, sublinham a cada crise os responsáveis americanos. Dizeram-no de novo desta vez. Mas terá agora mudado algo? A nível de relação pessoal entre Netanyahu e Obama, parece que sim. Será o secretário de Estado John Kerry o encarregado da questão (o político que assumiu o cargo entusiasmado com um reinício de conversações entre israelitas e palestinianos para as ver falhar) e Obama retirar-se-á. “O Presidente é uma pessoa pragmática e se sentir que será útil, participará”, disse um responsável sob anonimato ao New York Times. “Mas não vai perder o seu tempo”. Outras fontes dizem que Netanyahu apenas tem uma relação de trabalho com uma pessoa na Administração: o vice-presidente, Joe Biden.

Seja como for, tudo isto acontece numa altura em que uma figurativa bomba está prestes a rebentar. No dia 1 de Abril, a Autoridade Palestiniana adere ao Tribunal Penal Internacional, permitindo-lhe fazer uma queixa contra Israel por crimes de guerra em Gaza pelo conflito do Verão passado. Israel prometeu que não entregará os impostos que recolhe para a Autoridade Palestiniana. Analistas vêem ainda menos hipóteses de recuo dos palestinianos nesta intenção após a declaração de Netanyahu contra um Estado palestiniano.

Sugerir correcção
Comentar