Estudo sobre correntes do Pacífico confirma história de homem que ficou 13 meses à deriva

José Salvador Alvarenga esteve 13 meses à deriva no seu barco no oceano Pacífico. Chegou às ilhas Marshall no final de Janeiro com uma história que levantou dúvidas.

Foto
Jose Salvador Alvarenga falou aos jornalistas já em El Salvador Marvin Recinos/AFP (arquivo)

Treze meses a navegar à deriva no oceano. Foi esta a incrível história que José Salvador Alvarenga contou há cerca de duas semanas, quando deu à costa das ilhas Marshall, um arquipélago no meio do Pacífico. Houve quem desconfiasse desta desventura de um pescador, que teve de sobreviver alimentando-se de aves marinhas, peixe e tartarugas, e bebendo água da chuva e, algumas vezes, urina. Mas um estudo norte-americano, divulgado neste domingo, que analisou as correntes marinhas do Pacífico durante aqueles meses, sustenta aquela história.

“As afirmações de Alvarenga, de que esteve 13 meses à deriva e veio do México, estão de acordo com os limites do modelo e são consistentes com os padrões prevalentes dos ventos e das correntes oceânicas que ocorreram durante a provação que sofreu”, concluiu o estudo, citado pela AFP. O trabalho foi feito pela Universidade do Havai de Manoa.

De acordo com as suas declarações, a trágica viagem do pescador de 37 anos começou em Dezembro de 2012, quando saiu para o mar com o seu companheiro de pesca, Ezekiel, com 24 anos. José Salvador Alvarenga saiu de barco a partir de uma aldeia piscatória na província de Chiapas, no sudoeste do México. Numa noite, o motor do barco de sete metros deixou de funcionar, contaria muitos meses depois o pescador, e o trajecto do barco terá ficado dependente das correntes marítimas.

Segundo José Salvador Alvarenga, Ezekiel rejeitou alimentar-se da carne crua e passados poucos meses morreu de inanição. “Durante quatro dias [após a morte de Ezekiel] quis matar-me”, disse o mexicano ao jornal britânico The Telegraph. “Mas não consegui sentir essa vontade — não quis sentir a dor. Não fui capaz”, confessou o homem, que foi notícia muitas vezes nos últimos dias. “Tinha a mente em Deus. Se morresse, estaria com Deus. Por isso não tive medo… Imagino que esta seja uma história incrível para as pessoas.”

Depois de andar a viajar à deriva entre 10.000 e 12.500 quilómetros, o seu barco acabou por dar à costa do atol de Ebon, que pertence ao arquipélago das Marshall. Quando chegou à costa, tinha apenas vestido umas cuecas rotas e tinha uma longa barba por fazer. Mas, além da desidratação, do cansaço e das consequências de uma grande provação mental, não estava especialmente debilitado.

Segundo o estudo norte-americano, o modelo mostra que um objecto que fosse apanhado pelas correntes a 370 quilómetros da aldeia de Alvarenga, em Dezembro de 2012, atingiria o atol de Ebon (ou até 193 quilómetros de distância) a 31 de Janeiro. Os parâmetros do modelo foram desenhados a partir dos padrões reais do lixo produzido no Japão durante o tsunami de 2011.

“A experiência com os barcos de pesca revirados pelo tsunami que alcançaram a costa do Havai ano e meio a dois anos e meio mais tarde serviram-nos para usar parâmetros realistas para o modelo que simulou o barco de pescador que veio à deriva do México”, disse Jan Hafner, um dos autores do estudo, do Centro Internacional de Investigação do Pacífico que pertence à Universidade do Havai.

Entretanto, José Salvador Alvarenga já foi levado de volta para o seu país natal, El Salvador, um pequeno estado na costa oeste da América Central, que fica a sul do México. Agora, quer descanso e deseja estar longe das câmaras.

“Quero estar sozinho com a minha família. Devem-me dar tempo para só falar depois de ter recuperado, porque neste momento não tenho capacidade para explicar o que quer que seja”, disse num vídeo enviado à imprensa, na quarta-feira passada, a partir da sua cama de hospital, citado pelo jornal britânico The Guardian.

“É isso que estou a pedir, que me deixem em paz, para que possa recuperar, que não chateiem a minha família, para assim eu poder ficar bem. Não quero mais nada além disso.”

Sugerir correcção
Comentar