Estado Islâmico reivindica atentado que matou 37 pessoas em Beirute

Ataque foi levado a cabo em território controlado pelo Hezbollah durante a movimentada hora de ponta

Foto
Pelo menos 37 pessoas morreram no atentado; as operações de emergência decorrem com dificuldade REUTERS/Khalil Hassan

Pelo menos 37 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de duas explosões simultâneas no subúrbio de Burj el-Barajneh de Beirute, que é território dominado pelo movimento xiita Hezbollah, apoiado pelo Irão. O atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

De acordo com as autoridades libanesas, o ataque sincronizado foi levado a cabo por bombistas suicidas, durante a movimentada hora de ponta naquele bairro xiita. Entre os escombros provocados pelo rebentamento das bombas, foi entretanto encontrado o corpo de um terceiro homem, que envergava um colete armadilhado com explosivos, mas que não chegaram a detonar.

Numa declaração publicada no Twitter e páginas associadas ao Estado Islâmico, o grupo jihadista assumiu a responsabilidade por um “ataque contra o Hezbollah” no “reduto” da organização em Beirute. De acordo com a tradução do Site Intelligence Group, o Estado Islâmico informa que um dos bombistas conduzia um motociclo armadilhado.

O impacto das bombas destruiu várias artérias do bairro, dificultando o acesso das equipas de emergência ao local. As autoridades estimavam que o número de vítimas viesse a aumentar: segundo a descrição das agências, dezenas de pessoas poderiam estar presas entre os destroços de tijolo, ferro e vidro resultantes das explosões. Os hospitais já fizeram um apelo às doações de sangue.

O incidente faz aumentar os receios de um regresso da violência associada ao conflito na Síria, e do extremar de tensões dentro do Líbano, que vive uma situação de grande instabilidade política, provocada pela incapacidade de os diferentes grupos políticos chegarem a acordo para a nomeação do Presidente do país.

“Rezo para que esta tragédia possa servir como um sinal que desperte os políticos, e que eles percebam que só se puserem de lado as suas divergências é que serão capazes de proteger o país”, afirmou o primeiro-ministro, Tammam Salam, que decretou um dia de luto nacional.

Beirute foi palco de ataques de militantes sunitas há cerca de um ano e meio, depois do envolvimento do Hezbollah na guerra da Síria. Os combatentes xiitas juntaram-se às fileiras das forças leais ao Presidente Bashar al-Assad, que conta também com o apoio financeiro do Irão. Mas o Governo de Beirute, e a população muçulmana libanesa, estão do lado dos grupos de oposição que lutam pela mudança de regime na Síria.

O Líbano já recebeu mais de 1,5 milhões de refugiados sírios desde o início da guerra, em 2011.

Sugerir correcção
Comentar