Estado de saúde de Mandela é “crítico”

Foto
O antigo Presidente nasceu em 1918 Alexander Joe/AFP

O estado de saúde do antigo Presidente sul-africano Nelson Mandela piorou e é agora considerado crítico, segundo um comunicado da presidência sul-africana.

Mandela está hospitalizado em Pretória. O Presidente, Jacob Zuma, visitou-o no hospital e recebeu da equipa médica a informação sobre o agravar do estado de saúde do antigo Presidente. O chefe de Estado também discutiu a situação com o vice-presidente do ANC (o partido no poder), Cyril Ramaphosa, e com a mulher de Mandela, Graça Machel.

Nas duas semanas de internamento, o seu estado de saúde tem sido descrito como “grave, mas estável”. É a quarta hospitalização desde Dezembro.

"Os médicos estão a fazer todos os possíveis para que ele melhore e estão a assegurar que Madiba é bem tratado e está bem. Está em boas mãos", afirma Zuma, citado no comunicado da presidência. Madiba é nome de clã de Mandela, adoptado por muitos sul-africanos.

O comunicado faz ainda referência ao caso da ambulância militar que, no passado dia 8, transportava Nelson Mandela da sua casa em Joanesburgo até ao hospital de Pretória. A viatura teve um problema de motor e vários órgãos de comunicação sul africanos avançaram que Mandela teve de esperar 40 minutos por outra ambulância.

"Estavam sete médicos na ambulância que tinham controlo absoluto sobre a situação durante esse período. Ele teve cuidados médicos de especialistas. Os médicos desmentiram as notícias de que Madiba tivesses sofrido uma paragem cardíaca. Não há verdade nessas notícias", afirmou o Presidente.

Sábado, depois de uma semana de silêncio, a presidência tinha informado que Mandela estava "em estado grave mas estável".

O antigo líder, de 94 anos, está a ser tratado a uma infecção pulmonar recorrente.

Mandela não aparecia em público desde o Mundial de futebol da África do Sul em 2010, após a qual foram divulgadas imagens suas três vezes: durante uma visita de Michelle Obama em 2011, de Hillary Clinton em 2012... E já este ano, numa visita de uma delegação do ANC, em que aparecia frágil e doente, o que deixou muitos sul-africanos desconfortáveis.

O primeiro Presidente negro da África do Sul teve vários problemas de saúde, muitos provocados pelos 27 anos de prisão e trabalhos forçados nas pedreiras da prisão de Robben Island , durante o regime do apartheid.

Sugerir correcção
Comentar