Um espanhol mestre de shaolin foi detido no domingo em Bilbao depois de deixar uma mulher nigeriana em coma. À polícia, e de acordo com a imprensa espanhola desta segunda-feira, admitiu que pretendia matá-la e que não foi a primeira vez que assassinou.
Aguilar Gómez foi detido no domingo depois de denúncias de alguns vizinhos. Um deles viu o mestre de shaolin forçar a entrada de uma mulher no ginásio de artes marciais e contactou a polícia. Pouco depois uma outra pessoa terá ouvido gritos e contactou de novo as autoridades. No sábado alguns moradores tinham alertado para um cheiro a queimado vindo do edifício mas os bombeiros apenas encontraram incenso.
Quando foi detido, o homem de 47 anos estava ao pé do corpo de uma mulher inconsciente que tinha as mãos e os pés atados e várias marcas de agressões em todo o corpo. A nigeriana de 29 anos, de nome Ada e que trabalharia como prostituta, recebeu assistência médica no local mas chegou ao Hospital de Basurto já em coma e continua internada em estado considerado muito grave.
A polícia prosseguiu as buscas nas instalações do ginásio e encontrou sacos com restos de ossos que estão agora a ser analisados por equipas forenses que pretendem determinar se são humanos e, nesse caso, a quantas pessoas pertencem. O chefe da Ertzaintza, a polícia do País Basco, já disse que de todas as formas a investigação será sempre demorada. Lucio Cobos disse também que até ao momento os dados apontam para que o detido, campeão mundial de kung fu por três vezes e oito em Espanha, tenha agido sozinho.
Aguilar Gómez, além dos seus resultados no Kung Fu, é também conhecido por ser o primeiro ocidental a ser aceite num Templo Shaolin, um mosteiro budista que se situa na província chinesa de Henan e e que é famoso em todo o mundo.
Agora os investigadores vão concentrar-se nas amostras já recolhidas e estão também a procurar mais vestígios nas imediações do ginásio com a ajuda de cães treinados. Na segunda-feira, os especialistas foram à casa do suspeito e aos caixotes do lixo das ruas envolventes, bem como a um rio que fica naquela zona.
Num dos vídeos que publicou na Internet “Huang” Aguilar, como ficou conhecido depois de fundar um templo budista, apresenta-se como “abade do ministério de Sifú” e diz que treina no Mosteiro Budista Chan/Zen Oceano da Tranquilidade – o seu ginásio em Bilbao.

Comentar