Erupção súbita de vulcão japonês terá sido fatal para 31 pessoas

Estima-se que entre 200 a 250 pessoas estivessem na área no momento da erupção. Há 35 anos que o vulcão não tinha actividade.

Fotogaleria
Centenas de pessoas, incluindo crianças, terão sido apanhadas de surpresa pela erupção REUTERS/Kyodo
Fotogaleria
Soldados e bombeiros percorrem a escarpa da montanha coberta de cinza vulcânica REUTERS/Kyodo
Fotogaleria
A erupção no monte de 3067 metros de altitude aconteceu no sábado às 12h horas locais AFP/JIJI PRESS
Fotogaleria
A missão de resgate e salvamento prossegue no local REUTERS/Kyodo
Fotogaleria
Helicóptero da Força Aérea japonesa transporta um montanhista ferido REUTERS/Kyodo
Fotogaleria
O Monte Ontake continua a expelir fumo e cinzas REUTERS/Kyodo
Fotogaleria
Montanhistas descem a montanha para fugir à erupção REUTERS/Kyodo

Trinta pessoas terão perdido a vida no sábado durante a erupção súbita de um vulcão no centro do Japão. A polícia japonesa anunciou neste domingo que foram encontradas 31 pessoas no topo do vulcão, conhecido como Monte Ontake, em estado de “paragem cardiorrespiratória” — uma descrição que significa que foram encontradas sem pulso e sem respiração, mas segundo o costume japonês só depois do exame médico é que um óbito pode ser declarado.

Até ao momento, as autoridades apenas confirmaram a morte de quatro pessoas, restando ainda 27 por apurar.

Centenas de pessoas, incluindo crianças, terão sido apanhadas de surpresa no sábado, perto do meio-dia, pela erupção do vulcão, que não tinha sido previsto pelas autoridades. Estima-se que entre 200 a 250 pessoas estivessem na área no momento da erupção.

Os trabalhos de busca e salvamento, que envolveram 550 soldados e bombeiros, foram interrompidos devido à acumulação de gases tóxicos.

Helicópteros militares resgataram sete pessoas do local e, neste domingo, as autoridades continuavam a fazer buscas para encontrar 30 pessoas consideradas desaparecidas. A montanha, a 200 quilómetros de Tóquio e com mais de três mil metros de altitude, é um sítio popular para observar a folhagem de Outono.

O Japão é um dos países com mais actividade sísmica mas desde 1991, quando 43 pessoas morreram no Monte Unzen, não tem havido fatalidades. Satoshi Saito, um homem de 52 anos que subiu ao Monte Ontake no sábado e desceu menos de uma hora antes da erupção, disse à Reuters que a montanha estava repleta de pessoas com câmaras. Num vulcão que estava adormecido há 35 anos, segundo a AFP, os visitantes foram totalmente surpreendidos.

Embora se tivessem registado vários sismos naquele local desde 10 de Setembro, o serviço de vulcanologia da agência meteorológica japonesa diz que não havia indicações de que o vulcão pudesse estar prestes a entrar em erupção. "Não havia outros indícios de uma erupção iminente, como movimentos de terra ou alterações na superfície do terreno", disse um responsável da agência, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Sugerir correcção
Comentar