"Enforquem-se", aconselha Mugabe aos que não aceitam a sua vitória

Presidente do Zimbabwe lança violento ataque à oposição que tenta anular nos tribunais as presidenciais de 31 de Julho

Foto
Mugabe sobre a oposição: "Mesmo que morram, nem os cães irão comer a sua carne” Philimon Bulawayo/Reuters

Ao seu melhor e mais clássico estilo agressivo, o Presidente do Zimbabwe Robert Mugabe aproveitou o discurso do dia dos Heróis, esta segunda-feira para atacar a oposição que contesta a legalidade da sua folgada vitória nas presidenciais de 31 de Julho “Aqueles que perderam as eleições podem-se suicidar se quiserem. Mesmo que morram, nem os cães irão comer a sua carne”.

“Nunca iremos abdicar da nossa vitória”, continuou Mugabe, “os que não tiverem estômago para aceitar isto, que se vão enforcar”. Mugabe soma 89 anos de vida, 33 de poder e prepara-se para assumir mais um mandato de cinco anos, depois de um escrutínio que a oposição considerou fraudulento.

O seu adversário, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, apresentou na passada sexta-feira um recurso nos tribunais para tentar invalidar a eleição presidencial, argumentando que as listas eleitorais tinham sido manipuladas para favorecer a victória de Mugabe. Este foi eleito à primeira volta com 61% dos votos contra os 34% de Tsvangirai.

“Tudo aquilo que eu vejo”, disse Tsvangirai num comunicado, “é uma nação de luto por causa da audácia de tão poucos que conseguira roubar a tantos”.

“Os ladrões deixaram um grande número de provas nos locais do crime”, continuou o líder do Movimento para a Mudança. Provas essas que agora apresentou à justiça para tentar anular a eleição.

“Iremos servir-lhe a democracia num prato”, respondeu Mugabe. “É pegar ou largar”

Sugerir correcção
Comentar