Empresa norte-americana desafia utilizadores da Internet a procurarem avião desaparecido

"Se houver alguma coisa para ver, vê-lo-emos”, disse um responsável da DigitalGlobe. “A questão é se estamos a procurar no lugar certo”, acrescentou.

Foto
Foram recolhidas imagens de mais de 3200 quilómetros quadrados de mar Reuters

Uma empresa do estado norte-americano do Colorado recolheu imagens de satélite de uma área de mais de 3200 quilómetros quadrados, entre o Golfo da Tailândia e o mar do Sul da China, e convidou os utilizadores da Internet a passarem-nas a pente fino, em busca de eventuais destroços do Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido desde a madrugada de sábado.

A DigitalGlobe Inc lançou a campanha agora e colocou as imagens na plataforma Tomnod na segunda-feira e desafiou a os utilizadores a procurarem vestígios do aparelho, cujo desaparecimento é já considerado um dos mais misteriosos da história da aviação.

“Se houver alguma coisa para ver à superfície [da água], vê-lo-emos”, disse Luke Barrington, responsável pela informação geoespacial na empresa. “A questão é se estamos a procurar no lugar certo”, acrescentou.

A iniciativa foi lançada antes de, nesta terça-feira, a Força Aérea da Malásia ter adiantado que algo de estranho se terá passado com o voo MH370: o avião desaparecido com 239 pessoas a bordo, e sobre o qual até agora nada de concreto se sabe, teria voado centenas de quilómetros para oeste depois do último contacto com a torre de controlo. A área de buscas tem vindo a ser alargada e incluiu também zonas em terra.

O aparelho “mudou a rota depois de Kota Bharu e passou a voar a mais baixa altitude. Fê-lo pelo estreito de Malaca”, disse à Reuters um alto responsável militar. No último contacto com a torre de controlo, o aparelho estava sensivelmente a meio caminho entre a cidade de Kota Bharu, na costa oriental da Malásia, e o extremo sul do Vietname, e voava a 10.670 metros de altitude. A confirmar-se a informação militar, significaria que o avião teria voado pelo menos cerca de 500 quilómetros depois do último contacto que manteve com a torre de controlo.

A Digital Globe desenvolveu acção semelhante quando o tufão Haiyan atingiu as Filipinas em Novembro –  disse ter mobilizado milhares de voluntários que assinalaram mais de 60 mil objectos que terão ajudado a registar a dimensão da destruição.

Dezenas de navios, aviões e helicópteros de dez países estão a participar na operação de busca de vestígios do voo MH370, da Malaysia Airlines, que desapareceu quando fazia a ligação Kuala Lumpur-Pequim.

Sugerir correcção
Comentar