Eleições na Argélia sem observadores europeus

Principal rival de Bouteflika reuniu 60 mil voluntários para acompanharem o escrutínio.

Foto
Há seis candidatos mas o único verdadeiro rival de Bouteflika é Ali Benflis Fred Dufour/AFP

Há cinco anos, Abdelaziz Bouteflika foi eleito com 90% dos votos. Oficialmente, a participação foi de 74,11% – segundo um telegrama da embaixada norte-americana divulgado pela Wikileaks, não ultrapassou os 30%. Com tantos partidos e movimentos a apelar ao boicote, os analistas estimam que a participação poderá ser ainda mais baixa nas eleições desta quinta-feira.

Em 2009, havia observadores europeus na Argélia; desta vez, só haverá equipas da Liga Árabe, da União Africana e da Organização da Conferência Islâmica. A União Europeia, que deveria ter enviado uma missão, diz ter recebido o pedido demasiado tarde.

Aos enviados estrangeiros vai juntar-se o “exército” de jovens que o principal candidato da oposição, Ali Benflis, diz ter reunido para vigiar a ida às urnas. “Desta vez, tenho um sistema montado que vai combater a fraude, com 60 mil observadores para 60 mil centros de voto”, explicou à Al-Jazira. “Não vamos deixar os locais até termos um relatório da contagem e vamos ser capazes de divulgar resultados em tempo real.”

Sugerir correcção
Comentar