Edward Snowden vai ficar no aeroporto "por agora"

Advogado diz que as autoridades ainda não tomaram uma decisão, depois de os media russos terem avançado que Snowden estava a preparar-se para sair de Cheremetievo.

Foto
Edward Snowden está no aeroporto de Moscovo há 31 dias Glenn Greenwald/Laura Poitras/REUTERS

Depois de uma informação inicial que apontava para a saída iminente do analista informático norte-americano do aeroporto de Cheremetievo, o seu advogado fez saber que o pedido de asilo temporário ainda está a ser analisado pelas autoridades russas, pelo que Snowden irá permanecer no mesmo local "por agora".

Citado pela agência Reuters, Anatoli Kucherena disse que Snowden ainda não recebeu os documentos que autorizam a sua saída do aeroporto, porque as autoridades ainda não concluíram a análise do pedido de asilo temporário.

Ao fim da manhã desta quarta-feira, a agência russa Interfax avançou que o norte-americano já tinha recebido autorização para sair do aeroporto de Cheremetievo – uma informação que foi sendo confirmada por outros media russos, como a agência ITAR-TASS, o Kommersant ou o canal em língua inglesa Russia Today, sempre com base em fontes anónimas.

"O americano está a preparar-se para sair do aeroporto. Vai receber roupas novas. O advogado Anatoli Kucherena vai trazer os documentos de que ele precisa para sair da zona de trânsito do aeroporto", disse à Interfax um responsável que falou sob a condição de anonimato.

O que foi possível perceber pelas imagens das estações de televisão russas é que o advogado Anatoli Kucherena chegou ao aeroporto às 16h locais (13h em Portugal continental), onde era esperado por dezenas de jornalistas. Não avançou pormenores e disse apenas que só falaria depois de conversar com o norte-americano. Kucherena levava consigo um saco de papel que, segundo a agência ITAR-TASS, continha os documentos necessários para que Edward Snowden pudesse sair do aeroporto – uma informação que foi mais tarde desmentida pelo seu advogado, citado pela Reuters.

Ainda que as autoridades russas autorizem a saída de Snowden do aeroporto, esse passo não significa que Moscovo tenha concedido asilo ao norte-americano – Snowden poderá sair de Cheremetievo, mas depois as autoridades russas podem demorar três meses a dizer se o norte-americano tem autorização para ficar no território.

Segundo especialistas contactados pelo diário russo Kommersant, assim que for autorizado a sair do aeroporto, o antigo analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA poderá deslocar-se no país sem restrições, pelo menos legalmente. Teoricamente Edward Snowden poderá dirigir-se a uma embaixada de um dos países que lhe ofereceram asilo publicamente – Venezuela, Bolívia e Nicarágua. 

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, já disse várias vezes que Edward Snowden só poderá ficar no país se deixar de divulgar documentos "que possam prejudicar os amigos americanos". Numa reunião com representantes de organizações de defesa dos direitos humanos, no dia 12 de Julho, Snowden disse apenas que as informações que tem divulgado não prejudicam os interesses dos Estados Unidos.

Edward Snowden está retido no aeroporto de Cheremetievo desde o dia 23 de Junho, onde chegou após uma estadia de quase um mês em Hong Kong. Foi nesta região administrativa da China que revelou alguns dos programas de vigilância em larga escala dos serviços secretos norte-americanos, como o Prism, operado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos.
 
 

Sugerir correcção
Comentar