É oficial: Kate e William vão ser pais

Os duques de Cambrigde estão à espera do primeiro filho.

Foto
William e Kate esperam o primeiro filho Reuters

Colocando um ponto final na recente especulação, o príncipe William e Kate Middleton confirmaram esta segunda-feira, através de um curto comunicado, que a duquesa de Cambridge está grávida.

“A rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa de Cornwall, o príncipe Harry e membros das duas famílias estão muito felizes com a notícia”, acrescenta o comunicado da casa real. Ainda de acordo com o documento,  Kate, que se casou com William em Abril do ano passado, está num hospital de Londres devido a fortes enjoos matinais.

Kate deverá ficar internada vários dias, referindo a casa real que precisa de hidratação suplementar e de nutrientes e que, após sair da instituição, necessitará de um período de repouso. O primeiro-ministro britânico também já comentou a notícia, a partir do Twitter, manifestando a sua alegria e uma certeza: “Serão pais maravilhosos.”

Os jornais britânicos contam mais pormenores sobre a gravidez de Kate. O Telegraph descreve que o casal decidiu fazer o anúncio após Kate ser hospitalizada para evitar especulações sobre o seu estado. Fontes da casa real recusaram dizer há quantas semanas a princesa está grávida, mas confirmaram que ainda não chegou às 12 semanas (três meses), diz o jornal.

Com base nesta informação, o diário britânico fez as contas e concluiu que a criança foi concebida após as férias do casal em França, em Setembro, quando fotos do topless de Kate, que fizeram capa de uma revista francesa, deram origem a grande polémica. 

Sabe-se ainda que Kate, de 30 anos (a mesma idade de William),se  sentiu mal durante o fim-de-semana, que passou com os pais em Bucklebury, e que o príncipe não a acompanhou. Segundo o Telegraph, William passou o fim-de-semana com amigos e só esta manhã se juntou a Kate, seguindo com ela, de automóvel, até ao hospital londrino King Edward VII.

William é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico, depois do seu pai, o príncipe Carlos, e o seu primeiro filho – seja menino ou menina – será, quando nascer, o terceiro membro da família real a poder suceder à rainha Isabel II, à frente de Harry (irmão do príncipe de Cambridge). Em Outubro do ano passado, a legislação, que datava dos séculos XVII e XVIII, foi modificada, abrindo a porta à igualdade de género na linha de sucessão, prevalecendo a ordem de nascimento. A lei permite ainda que os membros da família real - mesmo o sucessor ao trono, que será o chefe da Igreja Anglicana - possam casar-se com católicos. Contudo, um católico não poderá ser rei ou rainha de Inglaterra.

Kate e William casaram-se a 29 de Abril de 2011, após oito anos de namoro, protagonizando uma das bodas reais mais sumptuosas dos últimos anos. Actualmente, o casal goza de grande popularidade junto dos britânicos. Os príncipes vivem no Norte de Gales, para onde William foi destacado enquanto piloto da RAF.
 
 

Sugerir correcção
Comentar