Durão Barroso condena "assassínio bárbaro" de jornalistas no Mali

Claude Verlon (53 anos) e Ghislaine Dupont (57 anos), foram "friamente assassinados pelos grupos terroristas que combatemos no Mali", disse o ministro francês dos Negócios Estrangeiros.

Foto
Claude Verlon e Ghislaine Dupont foram raptados à saída de uma entrevista PIERRE ANDRIEU/AFP

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, manifestou-se indignado com o "assassínio bárbaro" de dois jornalistas franceses no Mali da Rádio France Internationale (RFI), no sábado, na região de Kidal.

"Foi um assassínio bárbaro, recebemos a notícia com tristeza e indignação", declarou Durão Barroso à RFI. Claude Verlon (53 anos) e Ghislaine Dupont (57 anos), foram "friamente assassinados pelos grupos terroristas que combatemos no Mali", afirmou por sua vez o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, no final de uma reunião de emergência convocada esta manhã pelo Presidente François Hollande para discutir o que se terá passado.

Fabius especificou que Verlon foi alvejado com duas balas e Dupont com três, depois de terem sido raptados por um pequeno comando e levados para fora de Kidal, uma cidade na zona mais a Norte do Mali. "Os seus cadáveres foram recuperados a cerca de 12 quilómetros, a poucos metros do seu carro, fechado à chave, e não havia sinais de impacto de balas no veículo", contou o ministro francês.

Os jornalistas foram raptados no sábado, a meio do dia, frente à casa de um líder do MNLA – Movimento Nacional para a Libertação do Azawad, uma organização da rebelião tuaregue que defende uma maior autonomia no Mali, que tinham acabado de entrevistar.

França levou a cabo uma intervenção militar no Mali no início deste ano para expulsar do Norte do país grupos jihadistas que se tinham infiltrado no Norte do país, alguns deles com ligações à Al-Qaeda no Magreb Islâmico, e assumido o controlo de parte importante do território, nomeadamente da cidade património mundial de Timbuctu.
"A segurança da zona onde se registou o ataque e áreas vizinhas vai ser ser aumentada", garantiu Laurent Fabius. Cerca de 200 soldados franceses, diz a AFP, estão ainda estacionados no aeroporto de Kidal, uma região que dificilmente é controlada pela capital, Bamako.

A Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), entretanto, apelou aos jornalistas presentes no Mali que usem da máxima prudência. "A FIJ apela aos jornalistas do Mali e correspondentes da imprensa internacional no país que dupliquem a vigilância e que ponham em prática protocolos de segurança eficazes", disse, em comunicado, a organização, que representa cerca de 600 mil profissionais em todo o mundo.

Sugerir correcção
Comentar