Os Estados Unidos confirmaram que um drone encontrado por pescadores ao largo das Filipinas foi lançado de uma embarcação da Marinha durante um exercício militar realizado pelas forças americanas estacionadas na ilha de Guam.
O drone BQM-74E – um avião não-tripulado e que não estava armado – foi utilizado como um alvo a abater num exercício de combate naval efectuado em Setembro a partir do destroyer norte-americano USS Chafee, confirmou a assessora da embaixada dos Estados Unidos nas Filipinas, Bettina Malone.
Os Estados Unidos têm uma base militar na ilha de Guam, um território ultramarino no oceano Pacífico.
O drone terá sido arrastado pelas correntes marinhas da costa do Guam até às águas das Filipinas. Foi encontrado no fim-de-semana por um grupo de pescadores, que reportaram o caso à polícia por pensarem tratar-se de uma bomba.
Segundo o porta-voz do Departamento de Assuntos Internacionais do Senado das Filipinas, “a Embaixada dos Estados Unidos assegurou que o veículo aéreo foi desenhado com o objectivo de ser utilizado como alvo em exercícios, e não tem capacidade para transportar armamento ou equipamento de vigilância”.

Comentários