Dois passageiros de um avião da Pakistan International Airlines que voava de Lahore para Manchester, foram presos depois de o piloto do aparelho ter decidido desviar o avião para o aeroporto de Stansted, nos arredores de Londres.
“A polícia entrou a bordo do aparelho e procedeu à detenção de dois homens suspeitos de terem colocado em perigo o avião”, disse um porta-voz da polícia de Essex, sem revelar mais pormenores.
Depois do piloto do voo PK 709 ter lançado um alerta, o Ministério da Defesa enviou um caça da Royal Air Force "do tipo Typhoon" para escoltar o avião até ao aeroporto de Stansted. O aparelho, com cerca de 300 passageiros e 14 tripulantes a bordo, aterrou sem incidentes naquele aeroporto, que continuou a funcionar dentro na normalidade.
Depois da detenção dos dois homens com idades de 30 e 41 anos, os restantes passageiros foram autorizados a deixar o avião. Um porta-voz do aeroporto disse à Reuters que ninguém estava ferido. Ao que tudo indica, segundo fontes não oficiais citadas em vários media britânicos, um dos detidos terá insultado e feito ameaças aos passageiros e à tripulação.
O incidente não está a ser tratado como uma ameaça terrorista e um porta-voz do Ministério da Defesa disse à BBC que o caso foi entregue às autoridades policiais. O mesmo port-voz esclareceu que é um procedimento normal enviar um ou mais caças quando é lançado um sinal de alerta de um avião que já esteja em espaço aéreo britânico. "O objectivo é ir até lá e avaliar a situação".

Comentar