Dois caças ucranianos abatidos perto dos destroços do voo MH17

Combates prosseguem na região onde os investigadores internacionais tentam perceber ao certo o que aconteceu ao Boeing 777 da Malaysia Airlines.

Foto
Os combates prosseguem na região do desastre Maxim Zmeiev/Reuters

O Governo da Ucrânia anunciou nesta quarta-feira que dois caças da sua força aérea foram abatidos no Leste do país, na região de Saur-Mogila, a poucos quilómetros do local onde estão espalhados os destroços do voo MH17 da Malaysia Airlines.

Um porta-voz das forças armadas ucranianas, Oleksi Dmitrachkivski, disse que as autoridades não sabem ainda o que aconteceu aos pilotos. Informações não confirmadas dão conta de que conseguiram escapar com vida e foi publicado um vídeo no YouTube que alegadamente mostra os destroços de um dos caças.

A confirmar-se, a notícia do abate de mais dois caças ucranianos Sukhoi nas imediações de Donetsk prova que os combates não abrandaram de intensidade na região em que se despenhou o avião comercial da Malaysia Airlines, na quinta-feira passada.

Nos dias que antecederam o desastre do voo MH17 (que terá sido abatido por um míssil lançado da região controlada pelo separatistas pró-russos) foram abatidos pelo menos três aviões ucranianos – um An-26 de transporte militar e dois caças Su-25.

Saur-Mogila é uma zona montanhosa na província de Donetsk, a cerca de 30 quilómetros de Grabovo, onde estão concentrados os maiores destroços do Boeing 777 da Malaysia Airlines.

Sugerir correcção
Comentar