Dois ataques fazem mais de 25 mortos na Nigéria

Duas cidades do Norte alvo de atentados com explosivos no mesmo dia em que foi revelado vídeo cm execuções num dormitório de uma escola.

Foto
Grupo de caçadores tradicionais que formaram um grupo de vigilantes para combater o Boko Haram na Nigéria Joe Penney/Reuters

Pelo menos 26 pessoas morreram em explosões de bombas em duas cidades do Norte da Nigéria, uma área do país em que o grupo extremista Boko Haram tenta ganhar território.

A primeira explosão ocorreu num autocarro na cidade de Gombe, deixando pelo menos 20 mortos, e o segundo num mercado em Bauchi, matando pelo menos seis pessoas. Contam-se cerca de quatro dezenas de feridos, e 18 delas estavam em estado grave, segundo a emissora britânica BBC.

Gombe localiza-se entre três dos estados mais afectados por ataques do Boko Haram, todos em estado de emergência desde o ano passado.

Ao lado da Nigéria, os Camarões anunciaram entretanto o desmantelamento de um campo de treino do grupo islamista perto da fronteira com a zona nordeste do vizinho, capturando 54 homens que treinavam novos elementos do grupo, e ainda 84 crianças e adolescentes entre os sete e 15 anos que estavam a ser treinados, segundo o Ministério da Defesa dos Camarões, citado pela Reuters.

O movimento Boko Haram lançou a sua campanha ofensiva na Nigéria em 2009, dizendo querer criar um Estado Islâmico em parte do país. Este ano o grupo matou pelo menos 2000 civis e levou a cabo um rapto de 200 raparigas numa escola no Noroeste do país.

O movimento (Boko Haram quer dizer algo como “a educação ocidental é proibida”) terá ainda divulgado um novo vídeo mostrando a execução de dezenas de pessoas num dormitório de uma escola. Não era possível verificar se a gravação era mesmo do grupo ou onde e quando foi filmada, mas o vídeo mostra o símbolo do grupo e os homens armados falam na língua associada com o movimento, diz o analista de Nigéria da BBC Jimeh Saleh. 

Sugerir correcção
Comentar