Dzhokhar Tsarnaev pode enfrentar a pena de morte

Foi formalmente acusado de uso de armas de destruição maciça.

Foto
Reuters

Dzhokhar Tsarnaev, um dos suspeitos do atentado durante a maratona de Boston, foi formalmente acusado nesta segunda-feira de conspiração e uso de armas de destruição maciça contra pessoas e propriedades, revelou o procurador-geral, Eric Holder. Um comunicado do Departamento de Justiça norte-americano adianta que esta acusação permite que o jovem de 19 anos, caso seja considerado culpado, seja condenado à morte ou a prisão perpétua.

“Embora a nossa investigação ainda esteja a decorrer, a acusação de hoje significa um final bem-sucedido nesta trágica semana para a cidade de Boston e para o nosso país", disse Eric Holder.

O jovem, de origem tchetchena, está hospitalizado em estado grave. O outro suspeito do atentado, o seu irmão Tarmelan, de 26 anos, foi morto durante uma perseguição policial. 

"Foi apresentada uma acusação formal mas está selada", tinha dito antes Gary Wente, representante dos tribunais federais, acrescentando que um magistrado se deslocou ao hospital Beth Israel Deaconess de Boston, onde Dzhokhar está hospitalizado.

Perante a possibilidade de Dzhokhar ter um tratamento diferenciado perante a Justiça, uma vez que é cidadão americano, a Casa Branca fez saber que tal não acontecerá. Quando for possível, devido à gravidade do seu estado de saúde, será levado perante um tribunal civil, explicou o porta-voz do Presidente Barak Obama, Jay Carney.

Dzhokhar Tsarnaev pode, além de enfrentar acusações devido ao atentado que matou três pessoas e feriu centenas (muitas ficaram mutiladas), ser acusado pelo estado do Massachusetts pela morte de um polícia quando estava em fuga e era perseguido pela polícia.
 
 

Sugerir correcção
Comentar