Há 55 anos, o habitual discurso de Natal da rainha de Inglaterra era pela primeira vez transmitido pela televisão. Este ano Isabel II voltou a inovar: a mensagem não será apenas transmitida na rádio e na televisão, será também possível vê-la em 3D.
Isabel II já assistiu ao resultado das filmagens com uns óculos 3D decorados com diamantes Swarovski em forma de Q (de Queen) e, segundo um porta-voz do Palácio de Buckingham, ficou bastante satisfeita com o resultado.
No discurso – produzido pela Sky News e que « é transmitido na rádio e na televisão (e que poderá ser visto a três dimensões por quem tiver televisões preparadas para o efeito) às 15h do dia de Natal – a rainha vai falar sobre o “esplêndido Verão de desporto” proporcionado pelos Jogos Olímpicos, que este ano se realizaram em Londres.
“Com Londres a acolher um esplêndido Verão de desporto, todos aqueles que viram as conquistas e a coragem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos foram inspirados pelas capacidades, dedicação, treino e trabalho de equipa dos nossos atletas”, lembra a rainha na sua mensagem de Natal deste ano. “Ao procuraram concretizar os seus próprios objectivos desportivos, deram-nos a oportunidade de compartilhar um pouco da emoção e do drama.”
O primeiro discurso de Natal de Isabel II, em 1952, foi transmitido pela rádio. Mas a rainha foi acompanhando a evolução da tecnologia e, cinco anos depois, a mensagem do dia 25 de Dezembro era transmitida pela televisão. No ano do seu Jubileu de Diamante, voltou a inovar, com o recurso à tecnologia 3D.
“Queríamos fazer algo de diferente e especial neste ano do Jubileu”, explicou um porta-voz do Palácio de Buckinhgham citado pelo diário britânico The Guardian. “A rainha concordou de imediato, nem foi preciso convencê-la. Estava totalmente disponível para abraçar algo de novo este ano.”

Comentar